Como estão os preços de joias da Vivara (VIVA3)? Marca é mais barata que concorrentes?

Empresas citadas na reportagem:
Na esteira do aumento dos metais preciosos no mercado global, a XP lançou um monitoramento de preços de joias da Vivara (VIVA3).
O acompanhamento desenvolvido pela corretora leva em conta três cestas selecionadas no e-commerce da companhia: ouro, prata e diamantes de laboratório.
A casa explica que os itens de ouro da Vivara são comparados com H Stern, Dryzun e Julio Okubo. Bem como em quatro categorias: casamento, bebê, colares e brincos.
Enquanto os itens de prata, a XP estima a diferença de preços entre Life by Vivara e Pandora. Já os itens de diamantes de laboratório são relacionados com os valores de diamantes naturais.
Vivara ouro em promoção?
No segmento de ouro, destaca a corretora, todas as marcas aumentaram os preços em duplo-dígito baixo no acumulado do ano. Sendo a Vivara a única que reduziu os preços em 5% em fevereiro.
“Mesmo considerando o recente ajuste, a marca ainda está na liderança na maioria das categorias monitoradas. Em nossa opinião, esse movimento em fevereiro poderia sugerir que o aumento mais forte de preços da Vivara provavelmente afetou os volumes”, anota a XP.
“Especialmente em itens básicos, o que está alinhado com os comentários recentes da empresa na teleconferência de resultados do quarto trimestre. No entanto, vale a pena observar que a Vivara é atualmente a alternativa mais barata entre as marcas monitoradas, com um desconto médio de 40%”, acrescenta a casa.
Life by Vivara x Pandora
Na sequência, no monitoramento dos itens de prata, a XP vê a linha Life com um posicionamento mais acessível na comparação com a Pandora.
“Em média, os preços da Pandora são 1,7 vezes mais altos do que os da Life, com a maior diferença em Charms (3,7 vezes).”
Finalmente, a corretora avalia que os diamantes de laboratório representam uma nova alavanca de crescimento, com preços cerca de 70% mais baixos do que os diamantes naturais.
“Consideramos uma tendência global e a Vivara está se mostrando mais ativa em relação ao potencial da categoria, com uma estratégia de comunicação a ser implementada nos próximos meses para apoiar uma maior divulgação”, sinaliza a casa.
“Em relação à concorrência, observamos que a oferta da Pandora ainda é limitada, enquanto destacamos a Azul como uma marca menor, especializada em produtos de diamante de laboratório, mas feita com prata e, portanto, oferecendo alternativas mais baratas em relação à Vivara”, completa a XP.