- Home
- Mercado financeiro
- Negócios
- OpenAI lança versão menor e mais barata do ChatGPT
OpenAI lança versão menor e mais barata do ChatGPT
A OpenAI lançou nesta quinta-feira (18) uma versão menor e mais barata da tecnologia que alimenta o ChatGPT, enquanto a empresa conhecida por pesquisas de ponta em inteligência artificial (IA) tenta se tornar um negócio mais bem-sucedido.
A nova versão de seu modelo de IA, chamada GPT-4o mini, é 60% mais barata de usar do que o modelo que alimentava o ChatGPT até recentemente, chamado GPT-3.5 turbo, disse a empresa, e tem pontuações mais altas nos testes que usa para medir inteligência e eficácia.
A OpenAI é a marca mais conhecida no mercado em expansão da inteligência artificial generativa, o que torna a sua busca por mais eficiência um indicador notável de uma guinada mais ampla da indústria.
Anteriormente, a OpenAI e concorrentes como Google e Microsoft concentravam-se principalmente no desenvolvimento dos maiores e mais poderosos modelos de IA.
Agora eles estão tentando equilibrar esses esforços com o lançamento de pequenos modelos que podem ser mais lucrativos para eles e mais úteis para clientes empresariais que só precisam da tecnologia de IA para executar tarefas bem específicas.
O Google e as “startups” Anthropic, Mistral e Cohere também lançaram modelos menores este ano. A Microsoft criou uma família de pequenos modelos chamada Phi, que disse ter uma centésima parte do tamanho do modelo por trás do ChatGPT na época.
Muitas “startups” generativas de IA, bem como a Apple, também estão se concentrando em modelos pequenos que são mais baratos de construir porque normalmente são treinados com lotes menores de dados. Eles também exigem menos poder de computação para operar e, em alguns casos, podem funcionar diretamente de um “hardware” como um telefone.
A OpenAI disse que o GPT-4o mini pode atualmente interpretar entradas de texto e imagem e mais tarde terá a capacidade de digitalizar e produzir áudio e vídeo.
A tecnologia foi lançada para pessoas que usam as versões gratuita e premium do ChatGPT nesta quinta-feira. A empresa disse que a nova versão estará disponível para clientes corporativos na próxima semana.
Com informações do Valor Econômico
Leia a seguir