New Fortress Energy vai recorrer contra penalidade imposta pela Aneel

A multinacional New Fortress Energy informou, nesta quinta-feira (31), que vai recorrer da decisão da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), publicada na quarta (30), de impor encargo de R$ 500 milhões pela mudança de local de instalação do megaprojeto de geração termelétrica UTE Portocém I. A térmica seria instalada em Caucaia (CE), mas, em março, a própria agência autorizou a transferência para Barcarena (Pará).

Em posicionamento enviado ao Valor, a New Fortress Energy explicou que a decisão da Aneel foi tomada de forma monocrática pelo superintendente que assinou o despacho. Portanto, ainda cabe recurso administrativo para contestar a medida no âmbito da Aneel.

Inteligência Financeira
PLANILHA DE CONTROLE FINANCEIRO
Pensando em gastar menos para investir mais?

Inscreva-se agora e tenha acesso gratuito ao método da ‘Planilha de Controle Financeiro’. É só baixar e começar.

ou preencha os campos abaixo

    Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

    A UTE Portocém I foi contratada em leilão realizado em 2021. O início da operação está programado para agosto de 2026, com investimento estimado em R$ 5,3 bilhões.

    Com a potência de 1,6 gigawatt (GW), a estrutura será uma das maiores usinas termelétricas do país. O projeto ajudaria a enfrentar a escassez de potência no sistema, causada pela intermitência das fontes renováveis (eólica e solar).

    Conforme sinalização feita pelos donos da empresa, em manifestação feita junto à Aneel, o projeto pode ser inviabilizado se a penalidade for confirmada.

    *Com informações do Valor Econômico

    Leia a seguir

    Este site usa cookies e dados para fornecer serviços e analisar audiência.Saiba mais