Magalu (MGLU3) quer ‘agenda tecnológica’ para converter mais visitas em vendas, diz CEO

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A agenda do Magazine Luiza (MGLU3) para 2025 será focada em desenvolvimento de tecnologia para apoiar a operação de e-commerce e de logística, no que tange a entrega de pedidos. A recente mudança na estrutura de diretores da varejista caminha para converter mais visitas em vendas, disse nesta sexta-feira (14), Frederico Trajano, CEO do Magalu.
Todo o esforço digital do Magalu neste ano vem no sentido de aumentar as vendas com mais margem para a operação, disse Trajano em conferência com analistas. O Magazine Luiza divulgou seus resultados do quarto trimestres na quinta (13), quando registrou lucro líquido recorrente de R$ 139 milhões, alta de 37% frente a mesma época de 2023. O mercado reconheceu o bom desempenho e as ações subiram.
O desafio para o Magalu (MGLU3) crescer em 2025
Trajano comentou sobre o peso do aumento previsto para a taxa Selic em 2025. A expansão da taxa de juros, cuja estimativa de pico chega a um consenso de mercado de 15%, deve aumentar os custos do Magalu no ano corrente.
Ao mesmo tempo, ele diz que a demanda por consumo de bens deve permanecer forte.
“Neste ano começamos a olhar mais para as vendas. Ainda estamos em patamar de pleno emprego, com salário desindexados e dissídios repassando inflação sobre aumento real. Eu não vejo um problema na demanda”, comentou Frederico Trajano.
“O difícil é vender e ter lucro”, completou o executivo. “Esse é o desafio hoje de qualquer empresa de varejo.”
De acordo com Trajano, para focar em margens a varejista quer fortalecer a conversão de visitas de clientes do e-commerce em vendas. Foram 500 milhões de visitas no ecossistema do Magalu em 2024. E a empresa quer “aproveitar melhor essas visitas” com foco em “agenda tecnológica”.
Nesse sentido, a junção das vice-presidências de Negócios e Digital, com novo comando do ex-CTO André Fatala, deve trabalhar para aperfeiçoar o sistema de busca de ofertas no site do Magalu (MGLU3) por meio de inteligência artificial, entre outras ferramentas.
“Queremos indexar as ofertas para os LLMs (modelos de IA como o ChatGPT)”, afirmou Trajano. “Assim os clientes conseguem encontrar o produto certo.”
“O desafio da agenda é de que ela é muito muito tecnológica”, finalizou Trajano.
MagaluPay vai expandir carteira em 2025
Considerando que o Brasil não passa por problemas de demanda, Fred Trajano reforçou que uma das principais avenidas de crescimento de margem do Magalu em 2025 deve vir pela expansão operacional do MagaluPay.
O braço de pagamentos do Magalu (MGLU3) tem margens para crescer mais, comentou o CEO, pela via de cartão de crédito e consórcio online. A licença de operação do MagaluPay foi autorizada pelo banco central no final de fevereiro.
“Os níveis de inadimplência se mostram baixos nos últimos meses de forma consistente. Não tem porque não expandirmos mais crédito via crédito direto ao consumidor ou cartão de crédito”, afirmou Trajano.
Assim, outro ponto de atenção é o crescimento do fulfillment do Magalu (MGLU3) para alimentar o marketplace. André Fatala, novo diretor de negócios do Magazine Luiza, explicou que o uso de IA na cadeia de logística do Magalu pode diminuir prazos de entregas para regiões onde o delivery em 24 horas não corresponde por maior parte das entregas.
Na frente do marketplace, por exemplo, vendas vem porque o tempo de entrega cai em algumas regiões, como o Sudeste. “Outra forte frente é reduzir prazos na malha logística do Magazine Luiza”, disse Fatala.
As ações do Magazine Luiza (MGLU3) subiram 13,83% nesta sexta-feira. Analistas do Goldman Sachs notaram que houve melhora nos números, mesmo que o lucro operacional e receita líquida tenham crescido abaixo do esperado.
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