Como participar do IPO da Roda Conveniência?

A rede de minimercados Roda Conveniência fez seu IPO com plano de captar R$ 8 milhões. Líder no segmento de minimercados autônomos no Rio de Janeiro, a Roda vende de alimentos a artigos para pets, 24 horas por dia, 7 dias por semana, em condomínios estratégicos.
O IPO da Roda foi possível pelo desenvolvimento do mercado de acesso no Brasil, que permite que pequenas e médias empresas (PMEs) como ela ingressem no mercado de capitais. Com isso, as PMEs ganham uma nova alternativa para captar recursos e financiar sua expansão.
A Roda, por exemplo, foi fundada em 2016 para operar no segmento de máquinas de conveniência. Após adaptar o seu modelo de negócios diante dos desafios impostos pela pandemia, a empresa se posicionou como uma rede de mini mercados autônomos. Com isso, passou a crescer em ritmo acelerado.
Atualmente a rede possui 270 pontos de venda e mais de 200 mil clientes, destacando-se pela inovação ao utilizar tecnologia e Inteligência Artificial para aprimorar a gestão e a personalização das necessidades dos clientes.
Em 2021, a Roda captou R$4 milhões via crowdfunding. E, desde então, não apenas cresceu, mas triplicou seu faturamento, alcançando o seu break-even operacional em 2024, segundo dados informados pela empresa.
A companhia possui um conselho de administração experiente, que inclui nomes como Pedro Janot, cofundador e ex-CEO da Azul Linhas Aéreas.
Roda Conveniência: planos de crescimento
A companhia planeja utilizar os recursos captados do IPO para impulsionar 3 frentes principais:
- Expansão da rede Roda no Rio de Janeiro: 50% dos recursos serão destinados à abertura de novas unidades no Rio de Janeiro, expandindo a presença da marca em condomínios por meio de lojas próprias e aquisições estratégicas.
- Otimização operacional: 30% do capital será investido na implementação de Inteligência Artificial e novas câmeras de segurança, incluindo também investimentos em tecnologia, sistemas e automações na matriz para diminuir custos e aumentar a margem. Também há planos para aumentar a receita acessória dos próprios mercadinhos, como a implementação de mídia nas lojas.
- Diversificação de produtos e serviços: 20% será utilizadopara testar novos produtos e linhas de negócio, aproveitando a relação com os condomínios para oferecer outros serviços. Este pilar estratégico busca aumentar o lifetime dos clientes (síndicos) e a rentabilidade da empresa, com potencial de representar uma parcela significativa do lucro líquido no longo prazo.
Como participar dessa Oferta Pública do mercado BEE4?
As ações da empresa estão disponíveis em um grande corretora do mercado, a Genial. Na plataforma, o caminho é bastante intuitivo.
A oferta estende-se aos clientes Itaú Private, que podem realizar a operação por meio de seus bankers.
Após o encerramento, quando o valor alvo estabelecido for atingido, as ações serão tokenizadas e disponibilizadas para negociação no mercado secundário da BEE4.
A oferta é aberta a todos os investidores?
Pela primeira vez, esse tipo de investimento pode ser acessado através de grandes corretoras do país, tanto para investidores individuais, quanto institucionais.
O período estimado de reserva se estende até 14 de abril de 2025. O valor mínimo para investir é de R$62,50, equivalente a 1 ação.
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