A Hidrelétrica Santo Antônio, no Rio Madeira, voltou a operar com 100% de disponibilidade pela primeira vez desde abril de 2022, com 50 das turbinas funcionando, de acordo com a Eletrobras. Após a maior crise hídrica da Amazônia, no ano passado, além de paradas para manutenção, a unidade, em Porto Velho (RO), chegou à marca de 3.151 megawatts-hora na quinta-feira (24), energia equivalente ao consumo de cerca de 35 milhões de pessoas.
Confira os resultados e indicadores da Eletrobras e das demais companhias de capital aberto no portal Valor Empresas 360
A hidrelétrica é conectada ao Sistema Interligado Nacional (SIN) e tem parte da geração dedicada para os Estados de Rondônia e Acre. “Dadas as particularidades do Rio Madeira e a necessidade de manutenção dos equipamentos, é um grande desafio ter as 50 unidades geradoras sincronizadas simultaneamente”, disse Caio Pompeu Neto, presidente da Hidrelétrica Santo Antônio, em nota.
Segundo a Eletrobras, no ano passado, com a maior crise hídrica na Amazônia, Santo Antônio gerou 16,07 milhões de megawatts-hora, mais que em 2023, quando a estiagem foi menor, mantendo a posição de quarta maior geradora hídrica do país, atrás de Itaipu (PR), Tucuruí (PA) e Belo Monte (RA). Essa quantidade de energia gerada daria para abastecer os Estados de Acre e Rondônia por mais de dois anos e o Estado do Rio de Janeiro por três meses, diz a companhia.
*Com informações do Valor Econômico
Leia a seguir