- Home
- Mercado financeiro
- Negócios
- Caito Maia, da Chilli Beans, dá um conselho para os jovens empreendedores
Caito Maia, da Chilli Beans, dá um conselho para os jovens empreendedores
Se você está pensando em empreender ou já empreende, o fundador da marca de óculos Chilli Beans, Caito Maia, tem um recado para você. Caito Maia aproveitou a entrevista exclusiva que concedeu à Inteligência Financeira para dar um conselho aos empreendedores. Dessa maneira, Caito Maia recebeu nossa equipe na sede de sua empresa, em Alphaville, na grande São Paulo.
“Eu queria dar uma dica para o empreendedor. Eu vejo uma coisa que me preocupa muito nessa nova geração, que só fala de startup. Nenhuma empresa acontece da noite para o dia. É como uma árvore que você planta, colhe, poda. Não tem jeito. Quantos startups não foram abandonados por falta de paciência?”.
Então, ele foi além. “A minha sugestão não é para o lado tecnológico. Há muitos setores que estão velhos, que você pode rejuvenescer e fazer a coisa acontecer.”
A diferença entre o empreendedor brasileiro e os de outros países
Portanto, ao longo da entrevista, Caito Maia destacou a diferença entre os empreendedores brasileiros e os estrangeiros. “O brasileiro tem uma criatividade, um jogo de cintura, uma maneira de lidar com situações, que eu vejo em poucos países do mundo. A gente tem uma forte capacidade de trabalhar com improvisos.
Ele nos contou ainda que isso não é uma coisa que se vê pelo mundo. “A gente vai abrir 84 lojas na Alemanha e na Suíça. Começamos em uma loja de departamento e aí a gente abriu uma loja dentro de uma loja. Meu franqueado colocou um vendedor alemão treinado. Mas mandamos um vendedor brasileiro, que triplicou a venda. Porque não é só vender, é a relação com o cliente, a simpatia. É jogo de cintura e sensibilidade para pegar a oportunidade. Eu vejo poucas pessoas no mundo com os brasileiros.”
A entrevista completa que Caito Maia concedeu para a Inteligência Financeira você confere logo abaixo:
Leia a seguir