- Home
- Mercado financeiro
- Negócios
- Bradesco Principal: o que busca o banco com o novo segmento de alta renda?
Bradesco Principal: o que busca o banco com o novo segmento de alta renda?
Empresas citadas na reportagem:
Relatório da XP traz detalhes do que busca o Bradesco (BBDC4) com o Principal, o novo braço de negócios para clientes de alta renda. As impressões dos analistas da plataforma de investimentos foram tiradas após reunião com Marcelo Noronha, que é o CEO do banco.
“Noronha se mostrou confiante na tendência de recuperação gradual, embora o objetivo não seja crescer o portfólio indiscriminadamente. Mas sim focar em rentabilidade e aumentar a principalidade dos clientes”, resume a casa sobre o momento da instituição financeira.
Conforme a XP, com base no encontro com o CEO, o posicionamento do Bradesco Principal está focado em quatro pilares principais. São os seguintes: segurança, proximidade no atendimento, ampliação de investimentos offshore e uma proposta de valor voltada para a principalidade dos clientes.
Sendo o último, destaca o relatório, com ênfase em atender o cliente em necessidades específicas. Seja no crédito ou em investimentos.
‘Percepção de exclusividade’
“O Bradesco se compromete a oferecer uma experiência de atendimento premium, onde cada cliente do segmento Principal possui um gerente dedicado e um advisor em investimentos. Para isso, houve uma redução no tamanho das carteiras desses profissionais em cerca de 35% a 40%. O que permite uma abordagem mais frequente e personalizada”, diz a XP.
“Esse formato permite que os gerentes e advisors compreendam melhor as necessidades e preferências de cada cliente. Oferecendo um serviço mais proativo e focado na construção de uma relação de confiança”, detalha a plataforma de investimentos.
Então, segue a casa no documento, “a proposta de valor é ajustada para que o cliente perceba um atendimento que ultrapassa o básico”. Em suma, reforçando o relacionamento e a percepção de exclusividade.
Expansão na alta renda
Na sequência, os analistas da XP mencionam no relatório que a proposta do Bradesco Principal foi desenhada após extensas pesquisas e validações com o público-alvo. Ou seja, visando entender o perfil e as expectativas dos clientes.
Nesse sentido, a avaliação é de que o mercado endereçável do novo segmento abrange uma faixa de clientes com patrimônio entre R$ 300 mil e R$ 10 milhões. O que representa cerca de 1% a 2% da população brasileira.
“O banco espera chegar a aproximadamente 700 mil clientes até 2026. Esse segmento possui um RAR (rentabilidade ajustada ao risco) entre 30% e 40%. Em termos de rentabilidade e metas, o banco enxerga um potencial para aumentar o share of wallet dos clientes. Bem como elevar a rentabilidade por meio de um atendimento próximo e especializado”, apontam os profissionais da casa.
“Esse segmento já demonstra resiliência em momentos de crise e gera receitas significativas. Mas há uma forte intenção de revitalizar a proposta de valor e garantir que os clientes utilizem mais produtos e serviços do banco”, completam.
Outros clientes do Bradesco
Adicionalmente, mesmo com os esforços para se concentrar em faixas de mercado de renda mais alta, a XP diz que o Bradesco reconhece a importância e o potencial do segmento massificado.
Assim, para atender a esse público de maneira eficiente e viável, o banco está integrando atendimento digital e físico, adaptando o custo de servir e explorando novos canais de atendimento.
“A estratégia é proporcionar uma experiência diferenciada para clientes desse segmento, que tendem a ser fiéis e a apresentar baixo churn“, analisa a casa citando a métrica que indica quanto a instituição perde de receita com a saída de clientes.
“O Bradesco enxerga a fidelização desses clientes como um passo estratégico, uma vez que muitos deles podem ascender para segmentos superiores no futuro. Especialmente com a evolução de sua carreira e patrimônio.”
Leia a seguir