- Home
- Mercado financeiro
- Morning Call
- Morning call: prévia do PIB e discurso de Powell concentram atenções nesta quinta-feira
Morning call: prévia do PIB e discurso de Powell concentram atenções nesta quinta-feira
Mais uma vez esse morning call vem mostrar a você que o tão esperado pacote fiscal do governo Lula ainda não foi anunciado.
A falta de notícias mais concretas é tão perceptível que o mercado chegou a reagir positivamente a um possível aceno positivo de Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara dos Deputados, às explicações sobre o pacote que Fernando Haddad, ministro da Fazenda, teria dado ao primeiro.
É possível dizer, no entanto, que há um tema em discussão que ‘rouba’ a atenção dos atores políticos.
Falamos, assim, da PEC da escala 6 x 1, que recebeu assinaturas suficientes para ser apresentada.
Aqui na Inteligência Financeira, vimos a repórter Livia Venaglia explicando a questão, além de mostrar qual é o esquema de trabalho dos parlamentares que discutem o tema no Congresso.
Além desses dois assuntos, a manhã desta quinta terá a divulgação do IBC-Br de setembro, indicador que é considerado uma prévia do PIB.
Nos EUA, o mercado terá a oportunidade de ouvir Jerome Powell, presidente do Federal Reserve, já que ele falará em um evento do Banco Central dos EUA em Dallas, no Texas.
A expectativa, assim, é de que ele dê alguma indicação sobre futuros cortes na taxa de juros.
E no embalo da temporada de balanços, esta quinta tem algumas empresas bem importantes mostrando seus resultados de 3º trimestre, como Azul e Sabesp.
Morning call: fechamento do Ibovespa
Depois de flertar com os 126.869 pontos na mínima do dia, o principal índice da bolsa brasileira terminou a sessão perto da estabilidade, com alta de 0,03%, aos 127.734 pontos.
Na máxima intradiária, o índice chegou a tocar os 128.100 pontos.
O volume financeiro do Ibovespa foi de R$ 19,1 bilhões.
Haddad disse aos jornalistas que apresentou a ideia mais geral das medidas fiscais para Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara.
Ele disse que Lira sinalizou que fará, no entanto, o esforço necessário para apreciar os temas, ao ser questionado se o pacote poderá ser aprovado ainda este ano.
Morning call: como fecharam as bolsas nos EUA
As ações em Wall Street encerraram o pregão da quarta-feira (13) próximas da marca da estabilidade.
Apesar dos sinais de fadiga no rali do mercado acionário que se estabeleceu após a vitória de Donald Trump nas eleições presidenciais dos Estados Unidos, os números de inflação ao consumidor vieram em linha com as estimativas de consenso hoje.
Assim, ampliam as apostas em um corte de juro pelo Federal Reserve em dezembro, o que trouxe algum fôlego adicional para a tomada de risco.
Mesmo assim, o cenário não foi suficiente para levar os índices a ganhos expressivos.
O S&P 500 fechou o dia em alta de 0,02%, aos 5.985,39 pontos.
O Dow Jones subiu 0,11%, aos 43.958,19 pontos.
E, finalmente, o Nasdaq recuou 0,26%, a 19.230,54 pontos.
Com informações do Valor Econômico
Leia a seguir