IF Hoje: Mercado começa semana intensa com mais liquidez e de olho nas commodities

A grande atração deste início de semana é a volta da China ao mercado

A semana que começa promete ser intensa, com eleições no Congresso brasileiro, quatro decisões de política monetária, relatório de empregos, inflação, PIBs e muitos balanços corporativos.

A segunda-feira começa esquentando os motores com a divulgação do Produto Interno Bruto da Alemanha referente ao quarto trimestre e ao ano de 2022. Na Espanha, os dados a serem divulgados são o da inflação ao consumidor e o de vendas no varejo no ano de 2022.

China de volta ao jogo

E olha quem está de volta! A China volta do feriado prolongado cheia de apetite. As negociações de minério de ferro e de commodities nos portos chineses voltarão aos níveis normais e isso certamente irá causar alguma alteração nas cotações.

Na parte da noite no Brasil, a China vai soltar diversos indicadores PMI. O composto, PMI Industrial, PMI não industrial – e o índice de lucro industrial acumulado no ano.

Para se entender melhor, o Índice dos Gerentes de Compras (PMI) é um indicador projetado para fornecer uma visão geral da atividade no setor industrial e funciona também como um indicador importante para toda economia. Quando está abaixo de 50,0 indica que a economia industrial está em declínio e acima de 50,0 indica expansão.

Aqui no Brasil

Às 9h a Fundação Getúlio Vargas divulga o IGP-M de janeiro, conhecido como inflação do aluguel, o indicador também é parâmetro para reajuste de tarifas públicas como energia e telefonia. Entre janeiro e dezembro de 2022, o IGP-M acumulou alta de 5,45%.

Às 9h30 o IBGE divulga o balanço orçamentário dezembro e relação dívida bruta/PIB, que é um dos indicadores da saúde da economia. Trata-se do montante da dívida pública em uma porcentagem de seu PIB.

Estados Unidos

Nos Estados Unidos o dado do dia é o do índice de atividade das empresas da região coberta pelo Fed Dallas, que conduz mensalmente a Pesquisa de Expectativa de Produção do Texas, a fim de se obter uma avaliação da atividade industrial daquele estado.

A pesquisa pergunta às empresas se a produção, emprego, encomendas, preços e outros indicadores aumentaram, diminuíram ou mantiveram-se inalterados em relação ao mês anterior.

Balanços do dia

Após o fechamento do mercado nos Estados Unidos, a petrolífera Chevron e a administradora de cartões de crédito American Express divulgarão seus resultados financeiros do quarto trimestre de 2022.

Mercado sexta-feira

A sexta-feira foi ruim para o mercado acionário brasileiro, que observou uma queda em quase todos os seus setores, especialmente no bancário e os de empresas ligadas às commodities.

O Ibovespa – principal índice da B3  – fechou a sexta em queda de 1,63% a 112,3 mil pontos, enquanto o dólar avançou 0,70%, para R$ 5,11. Na semana, a divisa americana perdeu 2% de valor e chegou a testar o fundo de R$ 5, enquanto na bolsa, o saldo semanal foi positivo em 0,25%.