IF Hoje: Investidores iniciam semana com um olho no Brasil e outro nos EUA

BC deve manter taxa de juros em 13,75% ao ano, mas as atenções se voltam para o tom do comunicado

Sede do Banco Central, em Brasília (BC). Foto: Adriano Machado/Reuters
Sede do Banco Central, em Brasília (BC). Foto: Adriano Machado/Reuters

O mercado financeiro começa esta segunda-feira (19) mais ou menos no clima do último pregão, da semana passada, com os investidores tocando de lado, atentos ao que acontece nos Estados Unidos e no Brasil, que terá seu dia “D” na próxima quarta-feira, com o término da reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC).

O resultado, em si, não deve trazer muitas novidades.

Os ativos do mercado estão posicionados em uma manutenção da taxa de juros básica da economia, a Selic, em 13,75%. As emoções ficarão para o comunicado que se segue à decisão, que vem acontecendo por volta das 19h na atual gestão de Roberto Campos Neto.

Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

Parte considerável dos investidores institucionais, assim como analistas e bancos, contam com um comunicado em tom ameno, que deixe as portas abertas para uma queda nos juros na reunião seguinte, em agosto.

“Em função desse cenário, o mercado deve continuar ‘de lado’ e o dólar resistindo ao suporte de R$ 4,80 até o encerramento da reunião (do Copom), atuando a partir de então conforme a intensidade e profundidade do comunicado”, afirma Ricardo Martins, economista-chefe da Planner Corretora.

O economista também destaca a agenda dos Estados Unidos, com discursos programados dos membros do Fomc, o Copom americano, na quarta e quinta-feira desta semana. “As manifestações serão importantes para clarear a admissão de mais altas de juros”, afirma.

Para César Mikail, gestor de renda variável da Western Asset, os Estados Unidos podem novamente ditar os rumos da bolsa nesta semana. “Essa é uma semana cheia de dados, principalmente lá fora. São todos números que o mercado vai acompanhar muito de perto. Realmente, qualquer surpresa com relação a algum número, que mostre ainda a economia americana muito aquecida, poderemos ter um aumento de volatilidade no mercado, e isso no mundo como um todo”, diz.

Segunda-feira (19)

  • Feriado nos Estados Unidos (“Juneteenth”) – Bolsas ficam fechadas
  • 08h25 – Boletim Focus  do Banco Central
  • 10h – A jornalista e colunista da Inteligência Financeira Mara Luquet e o diretor de Análise Digital do JOTA, Iago Bolívar, avaliam os impactos para os investidores. Já liga o alerta para acompanhar.

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.


VER MAIS NOTÍCIAS