Morning call: expectativa elevada em torno dos balanços de Vale (VALE3) e Nubank (ROXO34)

Temporada de balanços também leva a uma série de anúncios sobre o pagamento de dividendos; confira

Foto: Divulgação/Vale
Foto: Divulgação/Vale

O morning call de hoje mostra que o mercado aguardará com ansiedade a divulgação de resultados de duas empresas que chamam muito a atenção dos investidores.

Assim, hoje é dia, após o fechamento, dos balanços da Vale (VALE3) e do Nubank (ROXO34).

Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

Dessa forma, no caso da Vale (VALE3), nesta semana a XP elevou de neutra para compra a recomendação do papel da companhia. O preço-alvo marcado é de R$ 82 no fim deste ano.

Relatório publicado pela Inteligência Financeira indica, ainda, que os analistas da XP destacam que o desconto das ações da Vale em relação aos preços das commodities “parece excessivo”.

Últimas em Mercado financeiro

Então, em constante evolução, os números do Nubank (ROXO34) também são aguardados com ansiedade pelo mercado. Assim, recentemente o banco digital lançou dois produtos novos: o CDB IPCA e um fundo com foco em títulos do Tesouro Direto.

Ontem, o Itaú BBA retirou o Nubank de sua carteira Top 5. De acordo com o documento, o banco ainda é uma boa tese de investimento. Porém, o documento indica que a ação subiu cerca de 26%. Entenda a análise que consta no relatório.

Vale lembrar que a bolsa de valores ontem fechou em alta de 0,09%, a 130.031,58 pontos.

Já o dólar, por sua vez, subiu 0,14%, a R$ 4,9384.

Morning call: e a agenda econômica?

A agenda econômica não reserva acontecimentos importantes no cenário doméstico, mas há importantes divulgações no exterior que podem mexer com a bolsa de valores hoje.

Dessa maneira, vale lembrar que haverá a divulgação do Índice PMI S&P Global composto da zona do euro de fevereiro (preliminar) e a taxa de inflação/índice de preços ao consumidor de janeiro da mesma região.

Bolsas da Ásia fecham em alta, com recorde em Tóquio

As bolsas asiáticas fecharam em alta generalizada nesta quinta, com a de Tóquio renovando máxima histórica, à medida que ações de tecnologia da região foram impulsionadas por balanço melhor do que o esperado da fabricante de chips americana Nvidia e após novas iniciativas de Pequim para estabilizar os mercados chineses.

No fim da tarde de ontem, a Nvidia, cujo desempenho depende em boa parte de suas atividades na Ásia, superou expectativas de lucro e receita em balanço trimestral.

O índice Nikkei saltou 2,19% em Tóquio hoje, a 39.098,68 pontos, superando o recorde de fechamento anterior, que perdurava desde 1989, enquanto o Hang Seng avançou 1,45% em Hong Kong, a 16.742,95 pontos, o sul-coreano Kospi teve alta de 0,41% em Seul, a 2.664,27 pontos, também após o banco central local (BoK) deixar seu juro básico inalterado em 3,5% pela nova vez seguida, e o Taiex registrou ganho de 0,94% em Taiwan, a 18.852,78 pontos.

No mercado japonês, destacou-se o SoftBank Group (+6%), controlador do desenvolvedor de chips britânico Arm. Já na Coreia do Sul, a fabricante de chips de memória SK Hynix, que fornece chips de inteligência artificial (IA) para a Nvidia, subiu 5%, enquanto a fabricante de equipamentos para embalagem de chips Hanmi Semiconductor avançou 6,7%.

Na China continental, as bolsas ampliaram ganhos recentes após relatos de que Pequim proibiu grandes investidores institucionais de reduzirem participações acionárias na abertura e no fechamento de cada dia de negócios, como parte de uma estratégia para sustentar os mercados acionários domésticos. O Xangai Composto subiu 1,27%, a 2.988,36 pontos, e o menos abrangente Shenzhen Composto teve ganho similar, de 1,29%, a 1.650,10 pontos.

Na Oceania, a bolsa australiana ficou praticamente estável, mas conseguiu interromper uma sequência de dois pregões negativos. O S&P/ASX 200 garantiu ligeira alta de 0,04% em Sydney, a 7.611,20 pontos, depois de oscilar dentro de uma margem estreita ao longo da sessão.

Como fecharam as ações nos Estados Unidos?

As bolsas de Nova York fecharam mistas, em uma surpreendente virada nos últimos minutos de pregão, depois de passarem o dia inteiro em baixa.

Investidores exerceram cautela diante da publicação da ata do Federal Reserve (Fed) e das expectativa para o balanço da Nvidia.

O índice Dow Jones subiu 0,13%, aos 38.612,24 pontos; o S&P 500 também avançou 0,13%, aos 4.981,80 pontos; e o Nasdaq cedeu 0,32%, aos 15.580,87 pontos.

Investidor: fique atento aos dividendos

A temporada de balanços está em pleno vapor, por isso, também surgem a cada dia novos anúncios sobre o pagamento de dividendos. Por isso, o investidor deve ficar atento com os pagamentos. Recentemente a WEG (WEGE3), Gerdau (GGBR4) e Gerdau Metalúrgica (GOAU4) anunciaram pagamentos para março.

Então, vale lembrar também que a Klabin (KLBN11) promete pagamento de dividendos no próximo dia 26 de fevereiro.

Com informações da Dow Jones Newswires e do Estadão Conteúdo

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.


Últimas notícias

VER MAIS NOTÍCIAS