- Home
- Mercado financeiro
- Morning call: um dia calmo (se não tiver pacote do governo) após a supersemana passada
Morning call: um dia calmo (se não tiver pacote do governo) após a supersemana passada
Após uma supersemana, a segunda-feira (11) chega com o mercado tendo apenas o Boletim Focus para repercutir. Vale lembrar que na semana anterior o Copom aumentou a taxa básica de juros, o Federal Reserve reduziu a mesma taxa nos Estados Unidos. E os norte-americanas escolheram Donald Trump para comandar o país pelos próximos quatro anos. Não é pouca coisa e não é sempre que isso ocorre. Eis a conclusão do morning call.
Então, a semana começa com o Boletim Focus mas tem agenda importante logo na terça-feira. No dia 12, o Comitê de Política Monetária (Copom), divulga a ata da última reunião. No encontro a autoridade monetária subiu os juros em 0,5 ponto percentual. A Selic agora é de 11,25% ao ano.
Mas o Copom não elevou apenas os juros, elevou também o tom. No comunicado divulgado com a decisão, na semana passada, afirmou que os gastos do governo afetam os preços dos ativos. E de forma relevante.
Ao que tudo indica, a pressão só cresce e o governo precisará definir logo o pacote de cortes de gastos se quiser acalmar os agentes do mercado. E, pelo visto, os integrantes do Copom também.
Vamos descobrir então como fecharam as bolsas de valores em São Paulo e nos Estados Unidos.
Morning call e a bolsa brasileira
O sentimento de maior aversão a risco deu o tom aos negócios na sessão desta sexta-feira, em mais um pregão de espera pelo anúncio de medidas de corte de gastos por parte do governo.
Assim, depois de tocar os 126.973 pontos, na mínima do dia, o Ibovespa conseguiu reduzir as perdas e encerrou o pregão em queda de 1,43%, aos 127.830 pontos.
Na máxima intradiária, ele chegou a tocar os 129.647 pontos. Na semana, o principal índice da bolsa local caiu 0,23%.
E o fechamento nos Estados Unidos
As bolsas de Nova York registraram novos recordes de alta pelo terceiro pregão consecutivo nesta sexta-feira, ainda sob impacto da vitória de Donald Trump na eleição presidencial dos Estados Unidos.
Dessa maneira, o S&P 500 ultrapassou o nível psicológico de 6 mil pontos.
No fechamento, o índice Dow Jones subiu 0,59%, aos 43.988,99 pontos; o S&P 500 avançou 0,38%, aos 5.995,54 pontos, após ter operado boa parte do dia acima dos 6 mil pontos; e o Nasdaq teve ganhos de 0,09%, aos 19.286,78 pontos. Já o índice Russell 2000 teve alta de 0,71% a 2.399,64 pontos.
Em uma das melhores semanas da bolsa dos últimos 12 meses, o índice Dow Jones subiu 4,61%, S&P 500 avançou 4,66% e Nasdaaq ganhou 5,74%. O Russell 2000 teve alta de expressivos 8,57%, no melhor desempenho semanal desde 2000.
Com informações do Valor Econômico
Leia a seguir