- Home
- Mercado financeiro
- Morning call: mercado já sabe o que esperar do Copom; confira a expectativa em torno da Selic
Morning call: mercado já sabe o que esperar do Copom; confira a expectativa em torno da Selic
Empresas citadas na reportagem:
O morning call de hoje indica que a bolsa de valores, o investidores e todo o mercado em geral atuam nesta quarta-feira (6) em compasso de espera. Espera pela decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) a respeito da taxa básica de juros da economia. É a conhecida Selic.
Powered by TradingView
Então, a expectativa sempre existe, muito embora o mercado já trabalhe com um novo aumento. E um aumento substancial de 0,50 ponto porcentual. Com isso, os juros básicos sobem de 10,75% para 11,25% no começo da noite desta quarta-feira.
Assim, para entender a expectativa em torno da taxa básica de juros, vale a pena conferir a reportagem escrita por Renato Jakitas na Inteligência Financeira.
Morning call: mercado em compasso de espera
Dessa forma, uma vez que o mercado está em compasso de espera, não custa nada lembrar que espera-se também para os próximos dias o anúncio em Brasília de corte de gastos por parte do governo.
E, com o perdão da repetição da palavra, tudo o que os agentes financeiros querem é algo consistente e na casa dos R$ 30 bilhões. Então, se isso vier mesmo, o dólar pode cair um pouco e a bolsa pode retomar a trajetória de elevação do seu principal índice, o Ibovespa.
Para hoje, também haverá detalhamento dos balanços de Telefônica (VIVT3) e da Gerdau (GGBR4). Vale ficar de olho.
Powered by TradingView
Como fecharam as bolsas de valores na véspera
Assim, vale destacar que a bolsa de valores de São Paulo fechou em ligeira alta. O Ibovespa subiu 0,11%, estacionando nos 130,6 mil pontos.
Powered by TradingView
Já nos Estados Unidos, apesar da eleição acirrada e imprevisível entre Donald Trump e Kamala Harris, o Dow Jones subiu 1,02% (42,2 mil pontos). Já o S&P 500 experimentou elevação ainda maior, de 1,23% (5,7 mil pontos). E o Nasdaq saltou 1,43% (18,4 mil pontos).
Mais cedo na terça-feira, a Inteligência Financeira publicou levantamento bastante interessante que mostrou o seguinte: A Nasdaq teve a maior alta histórica com o republicano como presidente, mas as bolsas americanas crescem mais com os democratas.
Leia a seguir