Fechar
‘Temos uma economia forte para a retomada’, diz Marcelo Pimentel, CEO do GPA
Executivo analisa a conjuntura brasileira e a importância da informação para os investidores
No primeiro dia da 16.ª edição da Itaú BBA LatAm CEO Conference, que começou hoje (9), o CEO do GPA (PCAR3), Marcelo Pimentel falou com exclusividade para a Inteligência Financeira sobre a conjuntura do Brasil, a questão dos juros altos, a perda do poder de compra dos brasileiros, seu primeiro ano na gestão do Grupo e a importância de se ter inteligência financeira em momentos como o atual.
No começo do mês, o GPA divulgou o resultado do primeiro trimestre deste ano: prejuízo líquido de R$ 269 milhões, um avanço de 245% em relação ao prejuízo de R$ 78 milhões obtido no mesmo período de 2022. No todo, a receita líquida cresceu 15% no comparativo anual entre trimestres, indo para R$ 4,5 bilhões. “Tivemos um resultado desafiador”, disse Marcelo Pimentel.
A questão, segundo ele, é saber qual será o caminho trilhado pelo Brasil. “Há muita incerteza no mercado sobre as políticas que estão por vir, como a reforma fiscal e a tributária. Isso cascateia para o consumidor final, que tem sido mais cauteloso.” Mas uma coisa é fato: “Temos uma economia forte para a retomada”, afirmou o executivo na entrevista.
Outro assunto que povoa as executivos de empresas de capital aberto ou fechado é o juro. “Os juros estão muito altos. Nossa expectativa é de que a taxa comece a ceder e, assim, tenhamos uma equação mais equilibrada com a inflação”, disse Marcelo Pimentel. “Por outro lado, a inflação deteriora os resultados das empresas e o poder de compra dos consumidores.”
O GPA tem 700 lojas em todo o Brasil, e é dono de marcas como Compre Bem, Mercado Extra, Pão de Açúcar, além das exclusivas Qualitá, Taeq, Club des Sommeliers, Finlandek.
A empresa pertence ao Grupo Casino e está presente em todas as regiões do Brasil e em países como Colômbia e Uruguai, e na Argentina com o Grupo Éxito.
Marcelo Pimentel assumiu a liderança do GPA há pouco mais de 1 ano. “Minha meta é simplificar, cuidar do varejo”, disse o CEO do Grupo, que vem registrando números importantes:
“Estamos fazendo tudo isso para voltar a crescer sustentavelmente em 2024 acima da inflação, ter crescimento nas vendas digitais, e abrir mais 300 lojas”, afirmou Pimentel.
Para Marcelo Pimentel, “ter inteligência financeira é colher todas as informações para tomar uma decisão inteligente”. “O momento requer inteligência para ser assertivo no que você vai desfrutar. É ter uma boa qualidade de informação para fazer uma tomada de decisão sensata.”
Leia a seguir