Locadoras de veículos devem manter estrutura de capital equilibrada em 2023; perspectiva é neutra, diz Fitch
Locadoras de veículos brasileiras devem manter estruturas de capital equilibradas em 2023, mesmo em um ambiente macroeconômico mais difícil
As locadoras de veículos brasileiras devem manter estruturas de capital equilibradas em 2023, mesmo em um ambiente macroeconômico mais difícil, e perspectiva para o setor é neutra para o próximo ano, avalia a Fitch Ratings, em relatório.
“A expansão das margens, resultando em maior retorno sobre capital investido (Roic) e spread do Roic sobre o custo da dívida em linha com os números históricos, deve permitir que as locadoras mantenham perfis de créditos adequados às atuais classificações”, diz Renato Mota, diretor de finanças corporativas da agência e autor do relatório.
Os investimentos previstos para aumento da base de ativos deve manter o fluxo de caixa livre das locadoras de veículos em território negativo em 2023, mas sem maiores pressões sobre a alavancagem financeira, de acordo com o relatório.
Segundo a Fitch, as principais empresas do setor contam com amplo acesso a fontes de financiamento, sendo que a parcela dos ativos desalienada deve contribuir para a flexibilidade financeira.
Por ser um setor intensivo em capital, no qual as empresas carregam grandes volumes de dívida, as despesas financeiras devem se manter significativas dentro do ambiente de taxa de juros elevada no Brasil, diz a agência de classificação de risco.
Leia a seguir