BTG destaca crescimento do Itaú (ITUB4; ITSA4) entre PMEs e transformação digital após Itaú Day

Em relatório, BTG destacou principais pontos do Itaú Day, com elogios ao avanço do Itaú para a nuvem e no setor de pequenas e médias empresas

Um relatório divulgado pelo banco BTG logo depois do Itaú Day enfatizou que o Itaú cresceu entre clientes que se enquadram na categoria de pequenos e médios clientes, avançando sobre público disperso entre os concorrentes.

Por volta das 13h desta sexta (16), as ações da Itaúsa (ITSA4) subiam 0,52%, para R$ 9,68. Os papéis do Itaú avançavam 0,60%, cotados a R$ 28,73.

“Banco premium para contas maiores, o Itaú está melhorando entre PMEs”, disse o BTG. O relatório destacou ainda a fala de André Rodrigues, diretor de Pequenas e Médias Empresas do Itaú.

“Durante a sua apresentação, André Rodrigues destacou a importância das PME e o potencial para mais crescimento, apoiado pela sólida competitividade do Itaú.”

Rodrigues mencionou que 20% do Ebitda total do Itaú veio do segmento em 2022, “gerando um impressionante RAROC (Retorno sobre o capital ajustado pelo risco) de 35%”, diz o BTG.

O executivo do Itaú também destacou que o índice de inadimplência de 90 dias do Itaú para PMEs é de duas a três vezes menor que de seus dois principais pares.

“Rodrigues acredita que o Itaú tem vantagens competitivas bem estabelecidas no atendimento às PMEs e vê uma oportunidade de fortalecer esses diferenciais, combinando ainda mais os serviços bancários e de adquirência”, avalia o BTG.

Tecnologia

Além disso, o texto avalia que o Itaú avançou na migração para a nuvem e pretende atingir NPS muito alto para todos os produtos e pontos de contato.

“O Itaú também avançou em sua transformação tecnológica, com cerca de 50% de sua plataforma já está na nuvem, representando 70% da meta do banco”, diz o texto.

 Cultura e transformação digital

Além disso, o BTG destacou que durante o evento, executivos enfatizaram a importância da cultura e da transformação digital. “O co-presidente Roberto Setubal destacou a necessidade de adaptação e o sucesso do banco na transformação digital, enquanto o CEO Milton Maluhy discutiu a nova cultura do Itaú, engajamento dos funcionários e o compromisso do banco em medir e melhorar a experiência do cliente”.

 Private banking

O BTG ressalta ainda que o Itaú detém 30% do mercado de gestão de patrimônio e investimentos e 20% do varejo de alta renda. “O banco alcançou notável envolvimento e foco no cliente em serviços bancários pessoais, com clientes engajados gerando 10 vezes mais receita e marcando oito pontos a mais no NPS do que clientes não engajados”, diz o relatório.