Mercado hoje: Ibovespa fecha em queda de mais de 3% com agravamento da crise política

Investidores voltam suas atenções para o cenário eleitoral local, conforme o pleito se aproxima

O Ibovespa começou a semana com viés negativo após saltar 7,01% nos últimos cinco pregões, impulsionado principalmente pelo desempenho da Petrobras (PETR3 e PETR4). Hoje, são justamente as ações de estatais que afetam o índice acionário.

Investidores voltam suas atenções para as eleições, que acontecerão no próximo domingo, dia 30.

No fechamento, o Ibovespa atingiu 116.013 pontos, uma queda de 3,27% em relação ao fechamento da sexta.

Conforme o pleito se aproxima, o cenário se torna perturbador, com os noticiários político e policial se misturando após o ex-deputado Roberto Jefferson (PTB), aliado do presidente e candidato Jair Bolsonaro (PL), disparar tiros de fuzil e jogar bombas em policiais durante operação para levá-lo à prisão.

Jefferson estava em prisão domiciliar por determinação do STF e proibido de utilizar as redes sociais, mas ao insistir no uso das redes para fazer campanha a favor de Bolsonaro e contra Lula, o ex-deputado e presidente do PTB infringiu as condições da prisão domiciliar.

No domingo, o ministro Alexandre de Moraes determinou o encaminhamento de Jefferson à prisão após o apoiador de Bolsonaro xingar a ministra Carmén Lúcia em vídeo publicado em suas redes sociais.

Durante a manifestação, Jefferson chamou a ministra de prostituta e vagabunda ao comentar a proibição da ministra à divulgação de conteúdos inverídicos pela rede Jovem Pan.

O presidente Jair Bolsonaro se manifestou ainda na noite de domingo condenando a ação de Jefferson, mas criticando a atuação das autoridades.

“Repudio as falas do Sr. Roberto Jefferson contra a ministra Cármen Lúcia e sua ação armada contra agentes da PF, bem como a existência de inquéritos sem nenhum respaldo na Constituição e sem a atuação do MP”, disse Bolsonaro.

A instabilidade política grave chacoalha o mercado e pode afastar investidores estrangeiros.

Decisão do BC

Localmente, as atenções também se voltam para a decisão de política monetária do Banco Central e a temporada de balanços corporativos, que acelera durante a semana. Após o fechamento do mercado, a Petrobras divulga seu relatório de produção e vendas do terceiro trimestre.

Exterior

A recondução de Xi Jinping ao poder na China provocou um movimento de aversão a riscos em alguns setores do mercado asiático e afeta as expectativas para as empresas exportadoras de matéria-primas. Uma possível recessão na Europa, conforme dados de atividade se enfraquecem, também piora o sentimento.

Nos EUA, gigantes do setor de tecnologia como Apple, Microsoft, Alphabet e Amazon anunciam seus resultados.

Apesar dos sinais confusos dados pelas grandes economias, as bolsas se saíram bem na Europa e nos EUA nesta segunda.