Fechar
ESG: como funciona esse tipo de investimento?
Saiba como investir em empresas que se comprometem a proteger o ambiente, a sociedade a ter boa governança
Você sabe o que faz uma empresa ser classificada como ESG? É quando ela adota boas práticas ambientais, sociais e de governança no seu dia-a-dia. Além de ser super importante, empresas de capital aberto que trabalham dessa forma começam a ser agrupadas em fundos de investimento que podem te interessar.
Para explicar melhor esse assunto, Cauê Fabiano entrevista Renato Eid, líder de estratégias beta e investimentos responsáveis na Itaú Asset. Ele explica por que o ESG está ganhando força no mundo dos investimentos, quais são os produtos existentes nessa modalidade e se essa tendência veio para ficar.
Saiba mais sobre esse assunto aqui na Inteligência Financeira:
Os investidores de fundos ESG exigem mais evidências de que os gestores podem cumprir suas promessas, em meio a uma onda de críticas de que o setor está no caminho errado. “Há muita pressão sobre os gerentes de investimento para demonstrar o valor que estão obtendo de seu trabalho de gestão”, disse Peter Reali, diretor de investimento responsável e engajamento da Nuveen, que administra cerca de US$ 1,3 trilhão em ativos . E, quando se trata de esforços mais amplos do setor para reduzir as emissões do portfólio, “os profissionais de investimento ESG ouvem reclamações e preocupações”, disse.
Porque os engajamentos individuais e coletivos são importantes para o alinhamento do planejamento estratégico da empresa e a sustentabilidade da atuação ESG.
Saiba mais no artigo de Renato Eid.
Ao contrário da análise financeira tradicional onde já temos certo consenso na discussão sobre padrões de divulgação, quando tratamos da integração ESG em um processo de investimento não existe um manual ou padrão internacionalmente aceito. Dessa forma, surge o primeiro desafio: o que devemos olhar ao fazermos uma análise ESG?
Leia o artigo completo e saiba mais.
Leia a seguir