Wellington Dias fala em alta real de 1,4% no salário mínimo para 2023
Reajuste seria calculado com a média de crescimento do PIB dos últimos cinco anos, mais a inflação
O senador Wellington Dias (PT-PI), um dos coordenadores da campanha de Luiz Inácio Lula da Silva, declarou nesta quarta-feira (2), em entrevista à GloboNews, que o plano do governo é criar uma regra de aumento do salário mínimo acima da inflação que leve em conta a média do crescimento do PIB nos cinco anos anteriores.
Dessa forma, em 2023, no primeiro ano de governo Lula, o salário mínimo teria alta real de 1,3% ou 1,4%. “Não haverá descontinuidade do Auxílio Brasil e governo Lula vai garantir cerca de 1,4% de reajuste real para o salário mínimo”, disse durante a entrevista.
Durante os governos petistas tanto de Lula como de Dilma, o salário mínimo era reajustado pela inflação do ano anterior mais o crescimento do PIB de dois anos antes. Desde o governo Temer, o valor do salário mínimo passou a ser reajustado apenas pela inflação.
O salário mínimo federal hoje é de R$ 1.212 por mês e o valor previsto na Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2023 é de R$ 1.302, dado que, quando a LDO foi enviada ao Congresso, no fim de agosto, se previa inflação acumulada de 7,4% pelo INPC em 2022. É possível, porém, que o índice feche o ano com variação inferior a essa, por conta da queda do preço dos combustíveis.
Leia a seguir