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Efeito Taylor Swift: shows impulsionam crescimento do PIB de Cingapura
Cingapura relatou nesta quinta-feira (23) um crescimento de 2,7% ao ano para o primeiro trimestre de 2024. Exatamente como previsto, graças a um setor turístico aquecido, incendiado pelos concertos da estrela pop americana Taylor Swift na cidade-estado.
O aumento superou a expansão de 2,2% no último trimestre do ano passado. Com dados oficiais mostrando que as indústrias produtoras de serviços da cidade cresceram 3,9% período de janeiro a março, acima dos 2% do trimestre anterior.
O setor industrial da cidade contraiu 1,8% ao ano durante o período, principalmente devido a uma queda na produção no polo eletrônico causada pela demanda mais fraca por chips automotivos e industriais, mesmo enquanto o setor de serviços viu um impulso, disseram autoridades.
“O forte aumento na demanda por viagens aéreas e turismo continuará a impulsionar o crescimento dos setores relacionados à aviação e ao turismo, assim como dos setores voltados para o consumidor”, disse Gabriel Lim, secretário permanente do Ministério do Comércio.
“O segmento de pagamentos do setor financeiro e de seguros também se beneficiará do aumento nos gastos turísticos.”
Além de Taylor Swift
De acordo com a Junta de Turismo de Cingapura, a cidade-estado recebeu 4,35 milhões de visitantes durante os três primeiros meses dos ano, um aumento de cerca de 50% em relação ao ano anterior.
Taylor Swift não foi a única superstar a visitar a cidade. A banda de rock britânica Coldplay tocou em janeiro, e o cantor e compositor inglês Ed Sheeran se apresentou em fevereiro. Os shows provocaram debates na região sobre se Cingapura estava monopolizando os holofotes ao realizar concertos de grandes nomes.
Os visitantes inundaram Cingapura em março para assistir à série de performances de Swift – sua única parada no Sudeste Asiático em uma turnê global. Em um relatório de abril, a Autoridade Monetária de Singapura (MAS) observou que, para a cantora americana e o Coldplay, “mais da metade do público provavelmente” veio do exterior.
Turistas chineses
O banco central e regulador financeiro da cidade-estado observou no relatório que os analistas do setor privado estimaram que as receitas turísticas geradas pelos concertos em grande escala variavam de SG$ 350 milhões a SG$ 450 milhões (de dólares de Cingapura), o equivalente a US$ 260 milhões a US$ 330 milhões. Também alertou que esse impulso pode não se repetir tão cedo.
“O crescimento nos setores relacionados ao turismo deve diminuir com o impulso gerado pelos concertos”, disse. “O crescimento ainda será sustentado por eventos futuros de menor escala, assim como pela contínua recuperação dos turistas chineses.”
No início deste mês, a junta de turismo aumentou sua projeção para 2024, prevendo de 15 milhões a 16,5 milhões de chegadas de visitantes internacionais, com receitas turísticas variando de SG$ 27,5 bilhões a SG$ 29 bilhões. Isso representa um aumento em relação às 15 milhões a 16 milhões de chegadas e SG$ 26 bilhões a SG$ 27,5 bilhões em receitas turísticas estimadas anteriormente.
A situação não é tão positiva no front comercial. As exportações domésticas não petrolíferas de referência de Cingapura encolheram pelo terceiro mês consecutivo, 9,3% ano a ano em abril. Em março, a queda foi de 20,8%.
A cida-estado projeta seu crescimento para 2024 entre 1% e 3%, em meio às expectativas de uma recuperação das exportações de eletrônicos no segundo semestre do ano. A expansão do PIB desacelerou para 1,1% em 2023, de 3,6% em 2022.
“O crescimento econômico nos Estados Unidos e na China foi melhor do que o esperado no primeiro trimestre, devido principalmente à demanda doméstica e à demanda externa mais forte do que o esperado, respectivamente”, disse o Ministério do Comércio na quinta-feira. “O crescimento do PIB nas principais economias deve diminuir gradualmente nos próximos trimestres devido às condições financeiras restritas antes de se recuperar juntamente com os cortes de taxa de juros esperados posteriormente no ano.”
Com informações do Valor Econômico
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