Sem tempo? Nossa ferramenta de IA resume para você! Clique abaixo para ler
O volume de serviços no Brasil cresceu 1,1% em outubro, impulsionado pelo setor de transportes, que subiu 4,1%. O setor de turismo também registrou alta de 4,7%. O crescimento coloca o setor de serviços 17,8% acima do nível pré-pandemia, segundo o IBGE.
Em outubro, o volume de serviços do país cresceu 1,1% frente a setembro, na série com ajuste sazonal. Com isso, o setor renovou o ponto mais alto da série histórica e está 17,8% acima do patamar pré-pandemia (fevereiro de 2020). As informações foram divulgadas nesta quarta-feira (11) pelo IBGE.
A alta do mês foi puxada, principalmente, pelos serviços de transportes, que cresceram 4,1%, com taxas positivas em seus quatro modais: terrestre (1,6%); aquaviário (0,7%); aéreo (27,1%) e armazenagem, serviços auxiliares dos transportes e correio (2,6%).
Outro setor em alta foi o de serviços profissionais, administrativos e complementares (1,6%). As outras três atividades econômicas mostraram taxas negativas: informação e comunicação (-1,0%); outros serviços (-1,4%) e serviços prestados às famílias (-0,1%).
Atividades turísticas sobem 4,7%
Em outubro de 2024, o volume de atividades turísticas no país cresceu 4,7% frente a setembro.
Com isso, o segmento de turismo está 12,9% acima do patamar pré-pandemia (fevereiro de 2020) e renova o ponto mais alto da série, superando em 4,4% o mês de junho de 2024, antigo ápice.
Conforme o IBGE, “a forte alta das atividades turísticas no mês de outubro está correlacionada ao aumento das receitas provenientes do transporte aéreo e de restaurantes”.