- Home
- Mercado financeiro
- Economia
- PMI composto da zona do euro sobe em janeiro, mas fica abaixo da expectativa de mercado
PMI composto da zona do euro sobe em janeiro, mas fica abaixo da expectativa de mercado
O índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) composto da zona do euro, que engloba os setores industrial e de serviços, subiu de 47,6 em dezembro para 47,9 em janeiro, atingindo o maior nível em seis meses, segundo dados preliminares divulgados nesta quarta-feira (24) pela S&P Global em parceria com o Hamburg Commercial Bank.
O PMI composto é um indicador econômico que avalia a atividade dos setores de manufatura e serviços de um país. Leituras acima de 50 indicam expansão da atividade e números abaixo dessa marca sinalizam contração.
O resultado, porém, ficou ligeiramente abaixo da expectativa de analistas consultados pela FactSet, que previam aumento do PMI composto a 48. Além disso, a leitura abaixo de 50 sinaliza que a atividade econômica do bloco se mantém em contração.
Apenas o PMI industrial da zona do euro avançou de 44,4 para 46,6 no mesmo período, tocando o maior patamar em 10 meses. O consenso da FactSet era de alta bem menor, a 44,8. O PMI de serviços do bloco, por outro lado, diminuiu de 48,8 em dezembro para 48,4 em janeiro. Neste caso, a previsão era de leve avanço, a 49.
Reino Unido
Já o PMI composto do Reino Unido veio acima da expectativa de analistas consultados pela FactSet. O indicador subiu de 52,1 em dezembro para 52,5 em janeiro, atingindo o maior nível em sete meses.
Apenas o PMI industrial do Reino Unido aumentou de 46,2 para 47,3 no mesmo período, alcançando o maior patamar em nove meses e superando o consenso da FactSet, de 46,7.
Já o PMI de serviços britânico avançou de 53,4 em dezembro para 53,8 em janeiro, tocando o nível mais alto em oito meses. Neste caso, a projeção da FactSet era de queda a 53,1.
Alemanha
O PMI composto da Alemanha frustrou a expectativa dos analistas consultados pela FactSet, que previam avanço a 49,5 neste mês. O indicador, divulgado nesta quarta, mostrou queda de 47,4 em dezembro para 47,1 em janeiro.
Apenas o PMI de serviços alemão recuou de 49,3 para 47,6 no mesmo período, atingindo o menor nível em cinco meses.
Por outro lado, o PMI industrial da Alemanha subiu de 43,3 em dezembro para 45,4 em janeiro, alcançando o maior patamar em 11 meses. Neste caso, a previsão da FactSet era de alta mais contida, a 43,8.
As leituras abaixo da barreira de 50 indicam contração da atividade econômica alemã.
Com informações do Estadão Conteúdo
Leia a seguir