PIB da zona do euro: veja que países superaram a expectativa e qual entrou em recessão

Em relação ao mesmo trimestre de 2022, a economia na área da moeda comum europeia cresceu 0,1%, após ter ficado estável no terceiro trimestre

O produto interno bruto (PIB) da zona do euro ficou estável no quarto trimestre de 2023 em relação ao trimestre anterior, de acordo com dados preliminares divulgados nesta terça-feira (30) pelo Eurostat, o escritório de estatísticas da União Europeia.

O resultado foi pouco melhor que o esperado pelos analistas, que projetavam queda de 0,1%.

Em relação ao mesmo trimestre de 2022, a economia na área da moeda comum europeia cresceu 0,1%, após ter ficado estável no terceiro trimestre. Para esta leitura, a estimativa do mercado era também de estabilidade.

PIB da Itália cresce 0,2% e supera expectativas

O PIB da Itália cresceu 0,2% no quarto trimestre de 2023 ante os três meses anteriores, segundo levantamento preliminar divulgado nesta terça-feira, 30, pelo Istat, como é conhecido o instituto de estatísticas do país. Na comparação anual, o PIB italiano avançou 0,5% entre outubro e dezembro, informou o Istat.

Os resultados superaram as expectativas de analistas consultados pela FactSet, que previam queda de 0,1% do PIB da Itália na comparação trimestral e alta de 0,2% no confronto anual. No terceiro trimestre de 2023, a economia italiana havia mostrado expansão de 0,1% ante o segundo trimestre.

PIB da Espanha cresce 0,6% e também supera expectativas

O PIB da Espanha cresceu 0,6% no quarto trimestre ante o terceiro trimestre de 2023, segundo dados preliminares divulgados nesta terça-feira, 30, pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

A variação superou a expectativa de analistas consultados pela FactSet, que previam alta de 0,2% no período. O resultado mostrou aceleração da economia espanhola, que havia avançado 0,4% no terceiro trimestre ante o segundo, como aponta dado revisado pelo INE.

Na comparação anual, o PIB espanhol teve expansão de 2% entre outubro e dezembro, após ganho de 1,9% no trimestre anterior, número que também sofreu revisão. Em 2023 como um todo, a Espanha apresentou crescimento de 2,5%, informou o INE.

PIB da França fica estável ante os três meses anteriores

O PIB da França ficou estável no quarto trimestre de 2023 em relação aos três meses anteriores, segundo leitura preliminar do instituto nacional de estatísticas do país, o Insee.

O resultado veio levemente abaixo da previsão dos economistas consultados pelo Wall Street Journal, que esperavam alta de 0,1%.

Na comparação com o quarto trimestre de 2022, o PIB francês cresceu 0,7%, ligeiramente acima do avanço de 0,6% projetado pelos economistas. Em 2023, o PIB francês cresceu 0,9%. O número, que veio dentro do esperado, representa uma desaceleração ante o avanço de 2,5% registrado em 2022.

O resultado anual reflete principalmente o crescimento acentuado no segundo trimestre de 2023, de acordo com a Insee. A previsão de crescimento para 2024 foi mantida em 0,1%.

Alemanha entra em recessão após PIB cair 0,3%

A Alemanha entrou em recessão técnica após sua economia sofrer contração pelo segundo trimestre consecutivo no fim do ano passado. O PIB alemão caiu 0,3% no quarto trimestre de 2023 ante os três meses anteriores, segundo dados preliminares com ajustes sazonais divulgados nesta terça pelo Destatis, como é conhecido o escritório de estatísticas do país.

O resultado veio em linha com a expectativa de analistas consultados pela FactSet. No terceiro trimestre de 2023, a maior economia da Europa já havia encolhido 0,1% em relação ao segundo trimestre. Na comparação anual do quarto trimestre, o PIB alemão diminuiu 0,2% entre outubro e dezembro, também em linha com o consenso da FactSet.

Com informações da Dow Jones Newswires e Estadão Conteúdo