Incêndio e interdição total: o que está acontecendo no aeroporto de Heathrow?

Incêndio em subestação elétrica próxima ao aeroporto de Heathrow causa paralisação total das operações, afetando centenas de milhares de passageiros e causando disrupção em voos globais

O Aeroporto de Heathrow, em Londres, está completamente paralisado nesta sexta-feira (21) após uma “queda de energia significativa” causada por um incêndio em uma subestação elétrica.

A interrupção das operações desencadeou um efeito dominó em voos ao redor do mundo, afetando centenas de milhares de passageiros.

Inteligência Financeira
PLANILHA DE CONTROLE FINANCEIRO
Pensando em gastar menos para investir mais?

Inscreva-se agora e tenha acesso gratuito ao método da ‘Planilha de Controle Financeiro’. É só baixar e começar.

ou preencha os campos abaixo

    Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

    Heathrow, que recebeu 83,6 milhões de passageiros em 2023, é um ponto-chave para conexões internacionais e viagens ao Reino Unido.

    Seu fechamento provoca impacto imediato em rotas globais, além de sobrecarregar outros aeroportos europeus.

    A seguir, entenda o que está acontecendo:

    O que aconteceu?

    Na noite de quinta-feira (20), um incêndio atingiu uma subestação elétrica na cidade de Hayes, a cerca de 3 quilômetros de Heathrow.

    As chamas comprometeram o fornecimento de energia para o aeroporto, levando à decisão de suspender todas as operações aéreas até, pelo menos, 23h59 (horário local) desta sexta-feira “para garantir a segurança dos passageiros e funcionários”.

    O Corpo de Bombeiros de Londres informou que 10 caminhões e 70 bombeiros responderam à ocorrência. O incêndio foi controlado, mas equipes de emergência permanecem no local durante toda a sexta-feira.

    O que causou o incêndio?

    A causa ainda está sob investigação, e as autoridades disseram que não há indícios de ação criminosa.

    No entanto, a Polícia Metropolitana informou que a investigação está sendo conduzida por detetives da unidade antiterrorismo, devido ao impacto do incêndio em infraestrutura nacional crítica.

    Como as operações foram afetadas?

    A interrupção impactou os planos de viagem de cerca de 200 mil pessoas que deveriam passar pelo aeroporto nesta sexta-feira. Heathrow orientou os passageiros a não se dirigirem ao aeroporto e a entrarem em contato com suas companhias aéreas para remarcar seus voos.

    Com todas as decolagens e pousos cancelados, o impacto imediato foi sentido por dezenas de voos de longa distância vindos da América do Norte e da Ásia que já estavam no ar quando o aeroporto foi fechado.

    Alguns tiveram que retornar aos seus pontos de origem, enquanto outros foram desviados para aeroportos no Reino Unido e na Europa.

    Por quanto tempo as interrupções vão durar?

    Mesmo que o aeroporto reabra no sábado, espera-se que as interrupções durem vários dias, enquanto as companhias aéreas reposicionam aeronaves e tripulações e tentam acomodar os passageiros cujos voos foram cancelados.

    O aeroporto de Heathrow informou que não sabe quando poderá reabrir e alertou para uma “disrupção significativa” nos próximos dias.

    *Com informações do Valor Econômico

    Leia a seguir

    Este site usa cookies e dados para fornecer serviços e analisar audiência.Saiba mais