Rybelsus, nova droga da dona do Ozempic e Wegovy reduz risco cardiovascular em 14%
Empresas citadas na reportagem:
A Novo Nordisk (N1VO34) informou no sábado (29) que seu comprimido para diabetes Rybelsus mostrou benefícios cardiovasculares em um teste de estágio avançado, abrindo caminho para que se torne uma nova opção de tratamento para pessoas que vivem com diabetes e doenças cardíacas.
A pílula reduziu o risco de morte cardiovascular, ataque cardíaco e derrame em 14% em comparação com um placebo, após quatro anos em média, em pacientes com diabetes e doença cardíaca estabelecida, com ou sem doença renal crônica.
A farmacêutica dinamarquesa apresentou os resultados do Rybelsus, que já foi aprovado para diabetes tipo 2, no simpósio do American College of Cardiology, em Chicago, nos Estados Unidos (EUA).
A Novo Nordisk afirmou ainda que já solicitou nos EUA e na União Europeia a expansão da aprovação da pílula para incluir a redução do risco de complicações cardiovasculares graves.
Rybelsus é a versão de ingestão oral do Ozempic, um blockbuster da Novo Nordisk.
Ambos os tratamentos, assim como o Wegovy, perda de peso da empresa, contêm o ingrediente ativo semaglutida.
Em março de 2024, o Wegovy obteve aprovação nos EUA para reduzir o risco de grandes eventos cardiovasculares em adultos com doenças cardiovasculares e que são obesos ou com sobrepeso.
Mas os novos resultados para o Rybelsus sugerem que os pacientes que hesitam em tomar injeções, como aqueles que têm medo de agulhas, poderão em breve acessar o tratamento de uma forma mais conveniente.
O estudo de fase três examinou pouco mais de 9.600 pacientes com 50 anos ou mais que receberam Rybelsus ou placebo. Ambos além de seu regime de tratamento padrão, por uma média de pouco menos de quatro anos.
Leia a seguir