Metrô lança licitação para construção de linha entre centro de São Paulo e Guarulhos

contratação prevê a elaboração do projeto executivo e a realização das obras. A empresa que vencer a licitação deverá ser responsável por construir 17,6 km de vias, 15 estações e um pátio de manutenção

O Metrô lançou nesta segunda-feira (24) a licitação para começar a construção da linha 19-Celeste, que vai ligar o Bosque Maia, em Guarulhos, ao Anhangabaú, em São Paulo.

A contratação prevê a elaboração do projeto executivo e a realização das obras. A empresa que vencer a licitação deverá ser responsável por construir 17,6 km de vias, 15 estações e um pátio de manutenção.

Inteligência Financeira
PLANILHA DE CONTROLE FINANCEIRO
Pensando em gastar menos para investir mais?

Inscreva-se agora e tenha acesso gratuito ao método da ‘Planilha de Controle Financeiro’. É só baixar e começar.

ou preencha os campos abaixo

    Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

    Obras devem começar em 2026 e terminar em até seis anos e três meses. Para isso, o governo informou que a meta é assinar os contratos e começar o projeto executivo até o fim deste ano.

    Cinco primeiras estações serão em Guarulhos e as demais em São Paulo. São elas: Bosque Maia, Guarulhos-Centro, Vila Augusta, Dutra (Linha 2-Verde), Itapegica, Jardim Julieta, Vila Sabrina, Cerejeiras, Santo Eduardo, Vila Maria, Catumbi, Silva Teles, Cerealista, São Bento (Linha 1-Azul) e Anhangabaú (Linha 3-Vermelha).

    A Linha 19-Celeste deve atender 630 mil passageiros por dia. Ainda conforme o governo, a previsão é de que o modal tenha 31 trens, e reduza o trajeto entre as duas cidades em até uma hora.

    Linha 2-Verde

    O Metrô está elaborando o projeto executivo da expansão da linha 2-Verde entre a Penha e Guarulhos. Esta é a última etapa antes do começo das obras, que já estão contratadas. Segunda cidade mais populosa do Estado, Guarulhos deve receber duas estações (Ponte Grande e Dutra).

    Ampliação da linha deve ocorrer em duas fases. A primeira prevê a extensão da Vila Prudente (a última estação da linha atualmente) até a estação Penha, na zona leste. A segunda acrescenta 5,8 quilômetros à linha: serão cinco novas estações da Penha até a Dutra, em Guarulhos, além de um pátio.

    O trecho Penha-Dutra ainda não tem previsão de inauguração. O Metrô explicou que o cronograma de trabalho, incluindo a abertura das estações aos passageiros, deve ser montado somente após o início das obras.

    A estação Dutra deverá ficar localizada próximo ao Internacional Shopping Guarulhos. A distância do local até o Aeroporto Internacional de Guarulhos é de aproximadamente 11 quilômetros – com um percurso estimado de 17 minutos de carro.

    *Com informações do Valor Econômico

    Leia a seguir

    Este site usa cookies e dados para fornecer serviços e analisar audiência.Saiba mais