Meta anuncia novos óculos de realidade virtual e traz Microsoft ao metaverso; ações caem

Meta fechou em queda de 3,92% e Microsoft, de 1,68% nesta terça-feira (11)

A Meta, controladora do Facebook, Instagram e WhatsApp, anunciou hoje a nova geração de seus óculos de realidade virtual Meta Quest Pro, bem como alianças com a Microsoft e outras empresa de tecnologia para acelerar aplicações corporativas no metaverso.

“Estamos no começo de uma nova era na computação, disse o fundador e presidente da Meta, Mark Zuckerberg, ao apresentar as novidades de realidade mista (virtual e aumentada) da empresa no evento on-line Meta Connect.

A Meta fechou em queda de 3,92% e Microsoft, de 1,68%. Os índices acionários de Nova York fecharam com sinais mistos nesta terça-feira (11). Os investidores focaram nos temores de apertos monetários dos bancos centrais pelo mundo.

O novo Meta Quest Pro começa a ser vendido no exterior no dia 25, pelo preço sugerido de US$ 1.500,00 (R$ 7.809,15 na conversão do dólar de hoje). A empresa não informou se há data de lançamento ou preço estimados para o Brasil.

“O Quest Pro é o próximo passo da realidade virtual em direção ao metaverso”, disse Zuckerberg. “Os óculos de VR serão tão úteis para o trabalho como para games.”

A reprodução de expressões faciais e corporais em avatares com mais fidelidade, “será fundamental em interações on-line, incluindo aplicações de comércio eletrônico”.

O evento contou com a participação de Satya Nadella, presidente da Microsoft, anunciando versões do Teams, software de conferências e trabalho colaborativo da empresa, que permitirão a participação de avatares da Meta em reuniões on-line, por exemplo. O concorrente Zoom também receberá avatares a partir de 2023.

Além da Microsoft, as empresas de software Adobe, Autodesk e a consultoria Accenture foram apresentadas como parceiros do metaverso corporativo da Meta.

Outra novidade apresentada por Zuckerberg foi uma linha de óculos inteligentes da marca Ray-Ban, com câmera na lateral. Entre as funções do modelo, que parece uma versão mais discreta do Google Glass, foi demonstrado o controle de uma lista de músicas do serviço de streaming Spotify com o toque na haste dos óculos.