Itaú estuda modelo do ChatGPT para agilizar interação com cliente

Para diretor de tecnologia do banco, ferramenta de AI em análise de textos 'abre oportunidades' e está sendo estudada pelo Itaú

O Itaú Unibanco estuda um modelo de Inteligência Artificial (AI) que analisa grandes volumes de texto, como o popular ChatGPT, para aumentar a eficiência interna do banco e interagir com clientes “de forma mais rápida”.

A informação foi revelada pelo diretor de Tecnologia do banco, Ricardo Guerra. De acordo com o executivo, esse modelo de IA “abre oportunidades” entre as frentes tecnológicas da empresa.

Como ferramentas tipo ChatGPT poderiam ser implementadas

“Estudamos modelos com alta capacidade de analisar grandes volumes de texto e utilizar o conteúdo que está ali para interagir com o cliente”, afirmou Guerra ao participar do Itaú Day 2023, que ocorreu nesta quinta-feira (15).

Assim, ao responder uma pergunta sobre IA, o diretor de Tecnologia citou usar novas ferramentas para desenvolver produtos personalizados para empresas, como o popular ChatGPT.

Guerra afirmou que o Itaú Unibanco usa IA “há muitos anos” para auxiliar em modelagem de risco de crédito e vendas. Isso fez o índice de satisfação do banco dobrar entre 2018 e 2022. “Em dois anos, o índice de satisfação cresceu 40%”, disse o CIO.

Na frente de produtos, o executivo espera que a área de inteligência artificial do banco avance para criar soluções personalizadas, como o ChatGPT, mais voltadas a investimento e atendimento para clientes “de forma mais rápida”.

“Existe segunda frente de IA para construir produtos que atendam experiências personalizadas. Se fizermos isso através de tecnologia, a inteligência artificial [como o ChatGPT] constrói esses modelos e forma mais rápida.”

‘Criamos um novo Itaú BBA’, diz CEO da instituição, Flávio Souza

Na frente de investimentos, o Itaú BBA inovou bastante em diversificar a carteira de clientes pessoa jurídica nos últimos anos, aumentando ainda mais sua fatia de mercado em grandes empresas ao mesmo tempo em que perseguiu a aquisição em “novos segmentos”, como agronegócio e de médias empresas. Esta é a avaliação do CEO da instituição financeira, Flávio Souza, sobre a evolução atingida nos últimos anos.

“Criamos, nos últimos anos, um novo Itaú BBA”, comentou o CEO da instituição durante o Itaú Day 2023. O evento foi transmitido no YouTube e contou com a participação do CEO do Itaú, Milton Malouhy, e com os co-presidentes do conselho, Pedro Moreira Salles e Roberto Setubal.

Segundo Souza, atualmente o Itaú BBA está dividido em quatro núcleos de atendimento a empresas, desde maiores grupos econômicos a médias empresas.

A instituição atende cerca de 23 mil grandes grupos econômicos do país. A carteira conta com mil grupos de grandes empresas, cinco mil grupos do agronegócio e 17 mil conglomerados de médias empresas. A entrada em novos segmentos, afirma Souza, fez o Itaú BBA aumentar em 60% a receita da operação nos últimos dois anos.

“Há alguns anos de ciclos econômicos, temos observado crescimento e estabilidade nas atividades do Itaú BBA”, diz Souza. “Esse crescimento vem sendo acompanhado por um aumento de satisfação de 80 pontos percentuais no NPS”.

Itaú quer quadruplicar PMEs na carteira de clientes

André Rodrigues, diretor de Pequenas e Médias Empresas do Itaú, acredita que o banco pode atrair ainda mais clientes PMEs nos próximos anos.

No Itaú Day 2023, ele explicou que o banco pode triplicar ou quadruplicar a carteira de pequenas e médias empresas atendidas nos próximos anos. “Isso pode se traduzir em rede de crédito robusta, e temos a oportunidade de se diferenciar dos competidores nas operações de banking”, disse Rodrigues.

Por fim, Pedro Lorenzini, head de Global Markets e Treasury para a América Latina do Itaú, destacou a posição de liderança no banco em mercados vizinhos ao Brasil.

“Temos bancos universais espalhados por Argentina, Paraguai, Chile e Colômbia, principalmente”, disse Lorenzini. Novamente, o executivo salientou a importância da agilidade para conquistar novos clientes na América Latina. “Por enquanto, a assertividade dessa estratégia parece estar bastante acertada. Subimos, entre o primeiro trimestre de 2023 e os últimos três meses de 2022, subimos em 20% em receitas, gerando R$ 800 milhões”, disse Lorenzini, se referindo a unidades do Itaú na América Latina.