O otimismo entre os investidores por uma solução diplomática para o conflito entre Ucrânia e Rússia levou os principais índices acionários europeus a registrar o maior ganho diário em anos. O destaque ficou com o francês CAC 40, que teve o melhor desempenho percentual em quase 35 anos ou desde 31 de dezembro de 1987, ao subir 7,13%.
Já a alta de 4,68% do Stoxx Europe 600 hoje representou a maior desde 24 de março de 2020. Da mesma forma, o aumento de 7,92% do principal índice acionário da Bolsa de Frankfurt também foi o maior desde a mesma data. Por sua vez, o britânico FTSE 100 terminou com +3,25%, superando a performance de 25 de fevereiro deste ano.
A melhora do sentimento em relação ao risco a esperança de que uma solução diplomática para a guerra na Ucrânia possa ser possível, após declarações em tom mais moderado do presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, na qual ele parece fazer grandes concessões às demandas da Rússia.
Relatos também sugerem que um cessar-fogo temporário estava em vigor em partes da Ucrânia para permitir a fuga de civis. Nesta quinta-feira, os ministros das Relações Exteriores da Ucrânia e da Rússia devem se reunir na Turquia para mais uma rodada de negociação.
Para o diretor de investimentos (CIO) do Syz Bank, Charles-Henry Monchau, ainda é muito difícil atribuir probabilidades para um desfecho da guerra na Ucrânia. “Mas uma nova Guerra Fria ou um acordo negociado entre Rússia e Ucrânia parecem os mais prováveis”, afirmou.
Mesmo com o rali do dia, o índice pan-europeu acumula queda de pouco mais de 10% neste ano e também em relação ao pico recorde alcançado logo no início de 2022. A alta de hoje interrompe uma sequência de quatro quedas seguidas do Stoxx Europe 600, do DAX e também do CAC 40. Já a Bolsa de Londres cravou a segunda alta consecutiva.
Com Valor Pro, serviço de informação em tempo real do Valor Econômico.