- Home
- Mercado financeiro
- Economia
- IF Hoje: Todas as atenções estão voltadas a Powell, do Fed, de novo
IF Hoje: Todas as atenções estão voltadas a Powell, do Fed, de novo
A semana que teve a mais importante reunião do Fed (Federal Reserve, o banco central americano) do atual ciclo econômico termina com um pronunciamento do presidente da instituição, Jerome Powell.
Às 15h desta sexta-feira (23), o executivo faz o discurso de abertura de um evento realizado pelo próprio Fed para discutir, com empresas de vários setores, os rumos da economia americana pós-pandemia de Covid-19. A vice-presidente, Lael Brainard, e a diretora Michelle W. Bowman também participam.
Na quarta (21), ao anunciar a decisão de aumentar a taxa básica de juros dos Estados Unidos em 0,75 ponto percentual, para o intervalo 3%-3,25% ao ano, o Fed deixou claro que não vai poupar esforços para tentar controlar a maior inflação em 40 anos. Significa que a atividade econômica deve sofrer com uma forte desaceleração enquanto o banco continua elevando os juros.
Agora, os investidores buscam prever até onde vai essa elevação – na taxa e no tempo. Por ora, a maior parte das apostas é de que o banco vai continuar aumentando os juros pelo menos até fevereiro de 2023, quando atingiria 4.5%-4.75% ao ano.
Todas as palavras dos membros do comitê de política monetária do banco central americano serão avaliadas rigorosamente pelo mercado para tentar encontrar mais pistas. Os indicadores econômicos também. Nesta sexta (23), sai também o PMI industrial de setembro, um índice que mede as compras dos departamentos de suprimentos das fábricas para fazer projeções sobre a atividade. Simplificadamente, se os responsáveis pela aquisição de matérias-primas de uma empresa estão aumentando seus pedidos, é porque vislumbram um aumento de demanda.
Agenda do dia*
- 5h – Zona do Euro: PMIs industrial, de serviços e composto (setembro)
- 5h30 – Reino Unido: PMIs industrial, de serviços e composto (setembro)
- 10h45 – EUA: PMI industrial (setembro)
- 15h – EUA: Discurso de Powell, do Fed
*Todos os horários são de Brasília
Leia a seguir