- Home
- Mercado financeiro
- Economia
- IF HOJE: boletim Focus traz previsão de Selic acima de 12% pela primeira vez
IF HOJE: boletim Focus traz previsão de Selic acima de 12% pela primeira vez
Após novos indicadores econômicos na semana passada apontarem uma Selic e uma inflação maiores do que o projetado, o mercado analisa as novas estimativas econômicas no Boletim Focus do Banco Central desta segunda-feira (14).
Pela primeira vez desde que a taxa básica de juros da economia começou a subir, a previsão para a Selic ficou acima de 12%. A taxa que os analistas do mercado espera que os juros atinjam no final de 2022 é de 12,25%.
Por que importa?
É importante estar atento às previsões econômicas antes de tomar decisões financeiras. Quanto mais altos os juros, mais caro o custo do crédito, mas, ao mesmo tempo, a renda fixa rende mais.
Como afeta os seus investimentos?
Caso o mercado preveja uma Selic acima de 12% em 2022, as ações brasileiras podem se desvalorizar, enquanto produtos de renda fixa pós-fixados ficam mais atrativos.
Fique por dentro:
Dinheiro perdido
O Banco Central libera hoje o sistema que permite aos cidadãos consultar valores esquecidos em contas antigas.
Sem reajuste para policiais
O reajuste para policiais pode ficar para 2023, caso não haja entendimento com demais servidores, disse o presidente Jair Bolsonaro disse nesta sexta (11). Há R$ 1,7 bilhão reservado no orçamento deste ano para aumento para policiais federais, rodoviários federais e agentes penitenciários.
Selic a 12,25% pode tirar de 4 milhões a capacidade para adquirir casa própria
Segundo o jornal Folha de S.Paulo, se a taxa Selic chegar a 12,25% ao ano, 4 milhões de famílias não terão mais capacidade para adquirir um imóvel, na comparação com o início do ano passado, quando a taxa estava em 2% ao ano. Os cálculos são do coordenador do curso de Desenvolvimento de Negócios Imobiliários da FGV (Fundação Getulio Vargas), Alberto Ajzental. Atualmente, com a Selic 10,75% ao ano, cerca de 3,5 milhões de famílias não conseguem mais comprar um apartamento de R$ 250 mil, o mais vendido no no Brasil.
Tesla acusada de racismo
De acordo com o jornal The New York Times, uma agência do estado da Califórnia está processando a Tesla por discriminação racial e assédio na fábrica de Fremont, na Baía de São Francisco. Segundo o Departamento de Empregabilidade e Habitação Justas da Califórnia (DFEH, na sigla em inglês), centenas de funcionários reportaram insultos raciais, até mesmo de supervisores. Pela instalação, há suásticas e caricaturas depreciativas de negros desenhadas. Além disso, trabalhadores negros teriam sido designados a funções que demandam mais força física, ganhando menos promoções e transferências.
Rússia x Ucrânia
No sábado, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, conversou com seu par russo, Vladimir Putin, e avisou que o custo de uma invasão à Ucrânia seria “rápido e severo”. Um novo esforço diplomático para evitar um conflito armado será feito pelo primeiro-ministro alemão, Olaf Schulz, que viaja a Kiev, capital da Ucrânia, na segunda (14), e a Moscou, na Rússia, na terça (15).
Para acompanhar hoje:
- 08h25: boletim Focus
- 20h50: PIB do Japão no quarto trimestre de 2021
(Com Valor Econômico)
Leia a seguir