General Motors, Honda, BMW: Montadoras nos EUA investem US$ 1 bi em infraestrutura para veículos elétricos

Iniciativa busca resolver escassez de pontos de carregamento, principal obstáculo à adoção de carros elétricos no país

Um grupo de grandes montadoras, incluindo BMW, General Motors, Honda, Hyundai, Kia, Mercedes-Benz e Stellantis, planeja investir US$ 1 bilhão em uma joint venture para construir milhares de carregadores de veículos elétricos nos EUA.

A iniciativa busca combater a escassez de pontos de carregamento, que tem sido uma das principais preocupações dos consumidores em relação à adoção de elétricos no país. O objetivo é adicionar cerca de 30 mil carregadores rápidos em áreas urbanas e rodovias ao longo de vários anos, inspirados por uma empresa de carregamento semelhante na Europa, a Ionity, que também foi financiada por essas montadoras.

Essas montadoras estão acelerando o desenvolvimento de carros elétricos e planejam converter grande parte de suas linhas de veículos para VE no futuro. Recentemente, várias delas divulgaram iniciativas para fornecer mais locais de recarga para atuais e futuros clientes de VE. Algumas montadoras fizeram acordos com a Tesla para acesso parcial à sua rede Supercharger, que possui cerca de 22 mil carregadores rápidos nos EUA.

Com informações do Estadão Conteúdo.