FGV: ‘recuperação do mercado de trabalho vem perdendo força’

O cenário econômico mais frágil tem deixado os empresários cautelosos

Trabalhadores fazem fila em mutirão de emprego no Vale do Anhangabaú em São Paulo (Foto - Edílson Dantas/Agência O Globo)
Trabalhadores fazem fila em mutirão de emprego no Vale do Anhangabaú em São Paulo (Foto - Edílson Dantas/Agência O Globo)

O Indicador Antecedente de Emprego do FGV IBRE (Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas), que busca antecipar as tendências do mercado de trabalho, caiu 4,1 pontos em novembro, para 83,0 pontos. O resultado divulgado nesta segunda-feira (6) é o menor desde abril (78,9 pontos). Em médias móveis trimestrais, o IAEmp recuou 2,4 pontos, para 85,7 pontos.

“O indicador voltou a cair em novembro sugerindo que a recuperação do mercado de trabalho vem perdendo força. A desaceleração da economia parece contribuir para queda, que nesse mês foi disseminada em todas as partes que o compõe”, aponta Rodolpho Tobler, economista do FGV IBRE. “A expectativa para os próximos meses parece não ser muito positiva, considerando que inclusive o setor de serviços, que vinha puxando a recuperação do emprego, começa a perder fôlego. Apesar do avanço da vacinação, o ambiente macroeconômico mais frágil tem deixado os empresários cautelosos, o que limita a retomada do emprego”, afirma.

Ações que podem subir até 40% em um ano: inscreva-se para conferir empresas onde analistas enxergam oportunidade de alta na Bolsa brasileira.

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

Em novembro, todos os sete componentes do IAEmp contribuíram negativamente para o desempenho geral. Os destaques foram os indicadores de Emprego Previsto e de Situação Atual dos Negócios da Indústria, que recuaram 8,1 e 7,2 pontos, na margem, e o indicador de Situação Atual dos Negócios de Serviços, que caiu 7,6 pontos na margem.

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.

Mais em Emprego


Últimas notícias

VER MAIS NOTÍCIAS