Europa fecha em alta com possibilidade de recuo da inflação nos Estados Unidos
Avanço das tropas ucranianas também foram destaque nesta segunda-feira, mas sinais da guerra ao mercado são ambíguos
As bolsas europeias fecharam em alta nesta segunda-feira (12) com os investidores aguardando a divulgação de novos dados de inflação nos EUA, na terça (13), e na zona do euro, na sexta-feira (16).
Após ajustes, o Stoxx Europe 600 fechou em alta de 1,76%, a 427,75 pontos.
Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS
O FTSE 100, índice de referência da bolsa de Londres subiu 1,66%, a 7.473,03 pontos.
O DAX, de Frankfurt, avançou 2,40%, a 13.402,27 pontos.
O CAC 40, de Paris, ganhou 1,95%, a 6.333,59 pontos.
Em Milão, o FTSE MIB subiu 2,33%, a 22.610,40 pontos, e o Ibex 35 avançou 2,01%, a 8.194,30 pontos.
Otimismo relativo
Os investidores seguem com um relativo otimismo em relação aos dados de inflação desta terça-feira, com os economistas consultados pelo “The Wall Street Journal” indicando expectativa de que os preços tenham recuado 0,1% frente à leitura de agosto e desacelerado de 8,5% de julho, na comparação anual, para 8,0%.
Se confirmadas as expectativas, este seria o segundo mês consecutivo de desaceleração, depois que os dados de julho indicaram que os preços ao consumidor ficaram estáveis na comparação com junho.
Avanço das tropas ucranianas
Os investidores seguem atentos, também, à guerra na Ucrânia.
O avanço de tropas ucranianas em territórios no nordeste do país que foram ocupados pelos russos alimenta a esperança de alguns dos investidores de que a sombra projetada pela guerra se dissipe um pouco.
Outros, porém, temem a reação do exército russo ao sucesso dos ucranianos.
“O começo das negociações nesta semana deveriam girar em torno do relatório de inflação de agosto, nos EUA, mas o fôlego repentino mostrado por Kiev dá esperanças de que este momento é um ponto de inflexão na guerra contra a Rússia”, diz Edward Moya, analista sênior de mercados da Oanda, em nota.
“Recapturar terreno perdido na região de Kharkiv, a nordeste do país, é um desenvolvimento positivo, mas esta guerra está longe de terminada. A estratégia da Rússia pode agora mudar para atacar a infraestrutura civil”, completa o analista.
Montadoras e bancos em destaque
No recorte setorial, os segmentos do Stoxx 600 fecharam a sessão amplamente em terreno positivo. O setor bancário, de maior peso no índice pan-europeu, subiu 3,13%, mas os maiores ganhos ficaram com o setor automotivo, que avançou 3,48%.
PIB do Reino Unido
Entre os dados econômicos, o Produto Interno Bruto (PIB) do Reino Unido cresceu 0,2% em julho, ante uma contração de 0,6% em junho, de acordo com dados do Escritório de Estatísticas Nacionais (ONS, na sigla em inglês) divulgados nesta segunda-feira. Economistas consultados pelo “The Wall Street Journal” esperavam que a economia tivesse alta de 0,3%.