- Home
- Mercado financeiro
- Economia
- Empresas de varejo passam mensagem positiva após temporada de balanços do 2º tri, diz XP
Empresas de varejo passam mensagem positiva após temporada de balanços do 2º tri, diz XP
As empresas do setor de varejo apresentaram reequilíbrio de canais no segundo trimestre, com lojas físicas superando o comércio eletrônico, aceleração do crescimento da receita, melhora de rentabilidade e alguns efeitos positivos não recorrentes, diz a XP.
Os analistas Danniela Eiger, Thiago Suedt e Gustavo Senday escrevem que o varejo de alta renda e o atacarejo foram os destaques da temporada, enquanto Natura &Co e Alpargatas decepcionaram. Grupo Soma, Assaí e Grupo Mateus se mantêm como suas principais escolhas no setor.
As companhias passaram uma mensagem de foco em rentabilidade e geração de caixa, destacando que a demanda de alta renda permanece robusta, mesmo com desaceleração frente a uma base de comparação normalizada, além de dinâmicas favoráveis no varejo alimentar com o Auxílio Brasil e tendência de melhora na inadimplência.
A XP aponta que efeitos sazonais positivos beneficiaram as empresas do varejo, como o frio mais cedo beneficiando varejistas de roupas, e ajuste de preços de medicamentos e temporada de gripe mais normalizada para farmácias.
“No geral, as empresas estão cautelosamente otimistas para o segundo semestre, diante da melhora marginal do cenário macro frente a desaceleração da inflação e proximidade do fim do ciclo de aperto monetário”, comentam. O lançamento do 5G e a Copa do Mundo podem beneficiar a demanda por celulares e televisões.
Leia a seguir