Eletrobras é principal escolha de investidores brasileiros, diz enquete do Itaú BBA

Saiba quais são os setores em alta e em baixa na visão de gestores e analistas

As empresas “top picks” (escolha principal) apontadas por investidores brasileiros em enquete conduzida pelo Itaú BBA foram Eletrobras, Itaú, Localiza, Petrobras, Sabesp, BTG Pactual, Rumo e Eneva. O banco consultou 46 participantes entre 24 de agosto e 1º de setembro, dos quais 56,5% eram gestores e 43,5%, analistas.

O objetivo era saber a visão dos investidores sobre tópicos importantes para o mercado de renda variável.

Os setores no Brasil em que investidores estão “overweight” (mais otimistas do que a média) são “utilities” (áreas como energia, água e gás); bens de consumo e varejo; grandes bancos; saúde; e transporte e logística. Já os setores em que estão “underweight” são siderurgia e mineração; construção; educação; papel e celulose; e telecomunicações.

Entre os ouvidos, 52,2% têm visão positiva para o mercado de equities brasileiro nos próximos três meses, e 6,5% têm perspectiva negativa. Já para o mercado dos Estados Unidos, 70,5% têm visão negativa e 4,5%, positiva.

Quanto a commodities, 65,9% acreditam que as melhores perspectivas nos próximos três meses é o petróleo e seus derivados. Em seguida, com 22,7%, vêm as commodities agrícolas. Empatados no terceiro lugar, aparecem alumínio e celulose, com 4,5% cada.