- Home
- Mercado financeiro
- Economia
- Efeito Ozempic? Obesidade cai nos EUA pela 1ª vez em 40 anos
Efeito Ozempic? Obesidade cai nos EUA pela 1ª vez em 40 anos
Os níveis de obesidade na população dos Estados Unidos caíram pela primeira vez em quatro décadas.
Segundo o levantamento do Centro Nacional de Estatísticas de Saúde (NHANES, nas sigla em inglês), a taxa de obesidade em adultos americanos caiu 2% entre 2020 e 2023.
No conjunto, a pesquisa não mostrou diferenças significativas na queda da obesidade entre homens e mulheres.
Porém, o estudo detectou que a prevalência de obesidade grave foi maior em mulheres do que em homens de cada grupo.
O trabalho não faz relação direta entre essa tendência recente e o consumo de drogas para emagrecimento. Porém, publicações internacionais especialistas sugeriram que pode haver uma ligação entre eles.
Isso porque medicamentos como Wegovy e Ozempic chegaram ao mercado em 2021.
Segundo o jornal britânico Independent, cerca de um em cada oito adultos nos EUA experimentou medicamentos para perda de peso.
Outra revelação da pesquisa é que as taxas de obesidade caíram mais rápido entre os graduados, segundo uma análise da publicação inglesa The Financial Times.
Dois em cada cinco adultos e quase 15 milhões de crianças e adolescentes são obesos nos EUA, com taxas aumentando mais de 11% do final da década de 1990 até 2020.
Os medicamentos para perda de peso, inicialmente destinados a tratar diabetes, funcionam emulando um hormônio natural que pode suprimir o apetite do usuário.
No estudo, a obesidade foi determinada pelo índice de massa corporal (IMC).
Mesmo com a queda apontada no estudo, a prevalência de obesidade em adultos nos EUA segue acima da meta de 36% do Healthy People em 2030, segundo o levantamento.
Leia a seguir