- Home
- Mercado financeiro
- Economia
- Inflação nos Estados Unidos fica em 3,1% em janeiro na leitura anual
Inflação nos Estados Unidos fica em 3,1% em janeiro na leitura anual
O CPI (índice de preços ao consumidor americano) variou 0,3% em janeiro de 2024. Assim, a inflação nos Estados Unidos (EUA) ficou em 3,1% no acumulado em 12 meses. Os números foram informados nesta terça-feira (13) pelo Departamento do Trabalho.
Com isso, as chances de manutenção das taxas na próxima reunião do Fed (Federal Reserve, o banco central estadunidense), marcada para março, foram reforçadas e passaram a ser majoritárias também para o encontro de maio, mostra levantamento da plataforma CME Group.
Assim, o mercado passou a apostar no primeiro corte nas taxas apenas em junho – probabilidade que chegou a 54,4% após o CPI de janeiro.
“A aceleração (da inflação) será um fator que atrasará a decisão do Fed de começar a cortar as taxas para junho deste ano”, diz o Morgan Stanley, em relatório a clientes.
Os dados para a inflação dos EUA vieram mais altos do que o esperado. Isto, associado a um mercado de trabalho ainda bastante aquecido, empurrara as expectativas do mercado para o início do corte de juros nos EUA de maio para junho.
Em dezembro de 2023, o CPI subiu 0,2%. Enquanto a taxa anual estava em 3,4%.
Pela mediana de projeções do mercado financeiro, a expectativa para o primeiro mês de 2024 era de alta de 0,2%. Isso colocaria o dado em 12 meses em 2,9%.
Por isso, os novos dados reforçam a avaliação de que o Fed não vai cortar os juros na reunião de março.
Do mesmo modo, a previsão para o início do ciclo de relaxamento monetário no país pode passar de maio para junho.
Leia a seguir