Inflação nos EUA: CPI sobe 0,3% em abril ante março e tem alta de 3,4% na base anual

O núcleo do indicador, que exclui os voláteis itens de alimentos e energia, subiu 0,3% em abril base mensal, abaixo dos 0,4% de março e em linha com o consenso

O índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) dos Estados Unidos de abril ficou abaixo do esperado pelo consenso no índice cheio. Segundo o Escritório de Estatísticas Trabalhistas (BLS, na sigla em inglês), o CPI de abril subiu 0,3% ante março, abaixo dos 0,4% esperados pelo consenso do mercado e abaixo dos 0,4% registrados em março.

Na base anual, o CPI americano subiu 3,4%, abaixo dos 3,5% registrados em março. O núcleo do indicador, que exclui os voláteis itens de alimentos e energia, subiu 0,3% em abril base mensal, abaixo dos 0,4% de março e em linha com o consenso. Já a taxa anual do núcleo ficou em 3,6% em abril ante 3,8% em março.

Segundo o BLS, os índices de gasolina e moradia continuaram a subir e representaram 70% do avanço mensal do indicador. O índice de alimentos ficou estável em abril e o índice de energia avançou 1,1%. Em 12 meses, o índice de energia subiu 2,6% e o de alimentos 2,2%.

Com informações do Valor Pro, serviço de notícias em tempo real do Valor Econômico