- Home
- Mercado financeiro
- Economia
- Bolsas da Ásia fecham em queda com investidores temendo aperto monetário do Fed
Bolsas da Ásia fecham em queda com investidores temendo aperto monetário do Fed
As bolsas da Ásia fecharam em queda nesta segunda-feira, com os investidores avaliando os dados mais fortes do que o esperado da inflação americana, que foram divulgados na semana passada. Os indicadores sinalizaram que o Federal Reserve (Fed) deve manter o aperto monetário por mais algum tempo.
Em Tóquio, o índice Nikkei encerrou a sessão com queda de 0,11%, a 27.423,96 pontos, com destaque negativo para o setor de tecnologia. A Nintendo registrou retração de 1,9%, em meio a preocupações sobre a manutenção do aperto monetário do Fed.
Enquanto isso, a Nomura Holdings teve alta de 1,9% e o Japan Post Bank avançou 1,9%, após fortes ganhos nos rendimentos do Tesouro dos EUA.
Na Coreia do Sul, o índice Kospi registrou queda de 0,87%, a 2.402,64 pontos, com as ações do setor de energia e defesa liderando as perdas.
Preocupações relacionadas ao endurecimento da política monetária do Fed após dados fortes sobre a inflação nos EUA alimentaram a aversão ao risco, pesando sobre as ações locais. A Korea Gas caiu 8,0% após sua decisão de não pagar dividendos, apesar dos resultados melhores do que o esperado para o quarto trimestre, já que a concessionária estatal quer se concentrar mais em melhorar suas finanças.
As ações de defesa com a fabricante de jatos de combate Korea Aerospace Industries caindo 3,6% e a fabricante de mísseis LIG Nex1 registrando queda de 3,1%.
Em Hong Kong, o índice Hang Seng fechou a sessão com queda de 0,33%, a 19.943,51 pontos, com os mercados repercutindo os dados mais fortes da inflação nos EUA e a possível permanência do aperto monetário nos EUA por mais algum tempo. A BYD Co caiu 3,4% e a China Unicom (Hong Kong) teve queda de 3,7%, enquanto o China Hongqiao Group caiu 3,1%.
Na China Continental, o índice Xangai Composto encerrou a sessão com queda de 0,28%, a 3.258,0344 pontos, em linha com o clima negativo dos mercados por conta de possíveis novos apertos do Fed e pessimismo relacionado a recuperação econômica do país asiático.
A desenvolvedora de software 360 Security Technology, que disse estar trabalhando em um novo produto, caiu 8,2% e a fabricante de chips TongFu Microelectronics teve queda de 4,5%.
Leia a seguir