Bloqueio ao Swift traz corrida bancária e escassez de dólares à Rússia

Temor de colapso do rublo leva milhares de correntistas a sacarem reservas

Neste semestre, o dólar sofreu uma queda de 9,27%, a maior em sete anos. (Foto: Pixabay)
Neste semestre, o dólar sofreu uma queda de 9,27%, a maior em sete anos. (Foto: Pixabay)

Moscou e outras cidades russas passaram o final de semana com filas e filas em caixas eletrônicos, de acordo com o site do Financial Times (FT). Contas estão sendo raspadas por correntistas após o anúncio do bloqueio parcial do acesso ao Swift pelo sistema bancário russo. Em retaliação à invasão da Ucrânia, o G7 alijou parte das instituições de usar o sistema de transferências internacionais em vigor desde 1978.
Filas de pessoas que buscam retirar moedas estrangeiras já começavam a se formar na manhã de quinta-feira (24), após o início da ofensiva militar. De acordo com a reportagem do FT, agências do país têm ficado sem dólares disponíveis desde então, diante da alta demanda dos clientes.

O Banco Central (BC) russo tenta acalmar os mercados. Avisa a quem tem depósitos e que a liquidez seguirá farta em rublos. “O sistema bancário russo é estável, tem reservas de capital e liquidez suficientes para funcionar sem interrupções em qualquer situação. Todos os fundos dos clientes estão seguros e disponíveis a qualquer momento”, disse o BC da Rússia em comunicado, informa o FT.

Ações que podem subir até 40% em um ano: inscreva-se para conferir empresas onde analistas enxergam oportunidade de alta na Bolsa brasileira.

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

Com reportagem do Valor Investe

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.

Mais em Internacional


Últimas notícias

VER MAIS NOTÍCIAS