- Home
- Mercado financeiro
- Economia
- BID: André Lara Resende diz que Ilan Goldfajn é ‘um nome qualificado’
BID: André Lara Resende diz que Ilan Goldfajn é ‘um nome qualificado’
Integrante do Grupo de Trabalho da Economia do governo de transição, o economista André Lara Resende elogiou a eleição de Ilan Goldfajn para a presidência do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), neste domingo (20).
“Acho muito importante ter um brasileiro na presidência do BID”, disse ele ao Valor. “É um nome qualificado.”
Lara Resende é tido como um dos pais do Plano Real, assim como Persio Arida, que também integra a equipe de transição, ao lado do ex-ministro Nelson Barbosa e do economista Guilherme Mello.
Identificado com o liberalismo econômico, ele assessorou Marina Silva (Rede) em sua campanha à Presidência em 2018. E, assim como ela, declarou apoio ao presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva no segundo turno deste ano.
Indicado pelo governo Jair Bolsonaro (PL) no dia 24 de outubro, Goldfajn será o primeiro brasileiro a comandar a instituição. Ele foi eleito em primeiro turno neste domingo, com o apoio de 80% do capital do banco. Derrotou candidatos da Argentina, do México, do Chile e de Trinidad e Tobago.
Mais cedo, o vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB) usou o Twitter para parabenizar Goldfajn.
“Pela primeira vez, o BID terá um brasileiro no seu comando. Parabenizo o novo presidente Ilan Goldfajn pela vitória e, em nome do presidente Lula, reforço a disposição do Brasil em estreitar os laços com o banco pelo desenvolvimento econômico e social da nossa região”, escreveu Alckmin.
Leia a seguir