Banco Central Europeu anuncia aumento de juros de 0,25 ponto percentual

Taxa anunciada nesta quinta (4) veio em linha com o aumento anunciado pelo Fed na quarta-feira

O Banco Central Europeu anunciou nesta quinta-feira (4) o aumento em mais 0,25 ponto percentual a taxa de juros na zona do euro. Segundo comunicado da instituição, a medida está relacionada à insistência da inflação alta na região.

“A inflação nominal diminuiu nos últimos meses, mas as pressões sobre os preços subjacentes permanecem fortes”, diz o BCE em comunicado.

Os aumentos anteriores nas taxas de juros foram transmitidos “de forma contundente” ao sistema de crédito da zona do euro, mas “a força de transmissão à economia real permanece incerta”, diz o banco.

Inflação e atividade econômica

A inflação na zona do euro (CPI) voltou a subir em abril, a 7% ao ano, após registrar 6,9% no mês anterior. O núcleo do CPI do bloco, contudo, desacelerou para 5,6%.  

Além disso, os PMIs industriais da zona do euro, Alemanha e Reino Unido recuaram no mês passado. O PMI alemão chamou atenção especial ao registrar seu menor nível desde maio de 2020.

A principal economia europeia ainda divulgou uma queda de 2,4% nas vendas do varejo em março, contrariando a expectativa de alta de 0,4% ante fevereiro.