Banco do Canadá reduz juros em 0,25 ponto percentual para 3%

O Banco do Canadá (BoC) cortou sua taxa básica de juros (overnight) em 0,25 ponto percentual (p.p.), de 3,25% para 3%, conforme era amplamente esperado pelo mercado.

Desde junho do ano passado, quando iniciou o afrouxamento monetário, o BoC já reduziu seus juros em 2 pontos percentuais (p.p.). O corte de 0,25 ponto divulgado nesta quarta-feira (29) mostrou uma desaceleração no ritmo das reduções em relação aos cortes de 0,50 ponto registrados em outubro e dezembro.

Em comunicado, o BC canadense também informou a redução de sua taxa bancária para 3,25% e de depósito para 2,95%.

O banco central também anunciou a conclusão da normalização de seu balanço de ativos, com o fim do aperto quantitativo. Segundo o BoC, a autoridade monetária reiniciará as compras de ativos no início de março, começando gradualmente para que o balanço se estabilize e então cresça modestamente, em linha com o crescimento da economia.

Pensando em investir em ações em 2025? Receba a lista das 10 ações preferidas pelos investidores profissionais + setores para evitar. Inscreva-se!

ou preencha os campos abaixo

    Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

    Projeções

    As projeções no Relatório de Política Monetária (MPR) de janeiro, também publicado hoje, mostraram uma incerteza maior do que o normal, devido ao cenário de políticas em rápida evolução, particularmente a ameaça de tarifas comerciais pela nova administração nos Estados Unidos. Como o escopo e a duração de um possível conflito comercial são impossíveis de prever, o MPR apresentou um cenário-base sem a aplicação de novas tarifas.

    Na projeção do MPR, a expectativa é de que a economia global continue crescendo em cerca de 3% nos próximos dois anos. O crescimento nos Estados Unidos foi revisado para cima, principalmente devido ao consumo mais forte. No Canadá, cortes anteriores nas taxas de juros começaram a impulsionar a economia. O fortalecimento recente tanto no consumo quanto na atividade imobiliária deve continuar. No entanto, o investimento empresarial continua fraco.

    Segundo o relatório, o mercado de trabalho do Canadá continua fraco, com a taxa de desemprego em 6,7% em dezembro. E o BoC prevê que o PIB vai continuar a crescer em 2025. Após o crescimento de 1,3% em 2024, o banco, agora, projeta que o PIB crescerá 1,8% em 2025 e 2026.

    *Com informações do Valor Econômico

    Leia a seguir

    Este site usa cookies e dados para fornecer serviços e analisar audiência.Saiba mais