Banco Central Europeu mantém juros inalterados na zona do euro

Inflação tem caído mas "deverá subir novamente, de forma temporária" nos próximos tempos, diz o BCE

O comitê de política monetária do Banco Central Europeu decidiu nesta quinta-feira (14) manter inalteradas as três taxas de juro, conforme esperado pelo mercado. Em novembro, o BCE interrompeu um ciclo de alta de dez reuniões. Com a decisão do BCE, o juro de refinanciamento na Zona do Euro ficou estável a 4,50%, a taxa de empréstimo a 4,75% e a taxa de depósito a 4%.

Embora a inflação tenha diminuído nos últimos meses, é provável que recupere temporariamente no curto prazo, segundo comunicado do BCE. De acordo com as últimas projeções dos especialistas do Eurosistema para a área do Euro, a inflação deverá diminuir gradualmente ao longo do próximo ano, antes de se aproximar da meta de 2%, projetada pelo comitê de política monetária do BCE, que deve ser atingida em 2025.

Inteligência Financeira
PLANILHA DE CONTROLE FINANCEIRO
Pensando em gastar menos para investir mais?

Inscreva-se agora e tenha acesso gratuito ao método da ‘Planilha de Controle Financeiro’. É só baixar e começar.

ou preencha os campos abaixo

    Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

    Em seu comunicado, autoridade monetária da Zona do Euro afirmou que, com base na sua avaliação atual, o Conselho do BCE considera que as taxas de juro se encontram em níveis que, mantidos por um período suficientemente longo, contribuirão substancialmente para este objetivo.

    Globalmente, os especialistas esperam que a inflação global se situe, em média, em 5,4% em 2023. Em 2024, deve ser de 2,7%. Já para 2025, a projeção é de 2,1%, passando, em 2026, para 1,9%. Em comparação com as projeções dos especialistas de setembro, isto equivale a uma revisão em baixa para 2023 e especialmente para 2024.

    Este site usa cookies e dados para fornecer serviços e analisar audiência.Saiba mais