No embalo de ‘Divertida Mente 2’, BC publica post em rede social sobre ‘vontade de gastar sem poder’

Publicação ocorre diante de críticas do mercado financeiro de que o governo Lula precisa cortar gastos

Em meio às dúvidas sobre a sustentabilidade da dívida pública e às críticas do presidente Lula à política monetária, o Banco Central publicou nesta terça-feira (25) um post na rede social Instagram em que fala sobre “a vontade de gastar sem poder”. A publicação usa uma imagem do filme de animação Divertida Mente 2. Aliás, a informação foi antecipada pelo colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo.

“Aaaah! Uma nova emoção”!”, diz a legenda da publicação. “Oi, eu sou a vontade de gastar sem poder”, acrescenta.

O texto fala sobre controle de gastos. Diz, portanto: “Manter as emoções sob controle ao fazer compras é essencial para evitar gastos impulsivos. Antes de comprar, pergunte-se se realmente precisa do item. Estabeleça um orçamento e siga-o rigorosamente. Planejar suas finanças permite identificar prioridades, economizar e evitar dívidas. Quer mais dicas sobre como tomar decisões financeiras mais seguras e eficazes? Acesse www.bcb.gov.br/cidadaniafinanceira.”

Coincidência ou não, a publicação com base em Divertida Mente acontece em um momento de incertezas sobre a política fiscal, depois que o governo mudou a meta para 2025 de superávit primário de 0,5% do PIB para zero. Analistas criticam, então, o fato de o governo resistir a cortar gastos.

Também acontece em um momento em que o presidente Lula voltou a fazer críticas ao presidente do BC, Roberto Campos Neto, porque considera os juros altos.

Com informações do Valor Econômico

Leia a seguir

Leia a seguir