Amazon (AMZN), Apple (AAPL) e Alphabet (GOOGL) são destaques em semana movimentada de resultados

Os lucros devem cair na temporada de resultados do quarto trimestre, de acordo com o FactSet

Apple, Amazon.com, Meta Platforms e Alphabet divulgam resultados trimestrais nesta semana, num momento que demissões e crescimento lento da economia atingem o setor de tecnologia nos EUA.

Líderes em vários setores — como a gigante de petróleo Exxon Mobil, a empresa farmacêutica Merck, a cadeia de fast-food McDonald’s também publicam os resultados nesta semana.

Mais de cem empresas do S&P 500, incluindo seis componentes do Dow, devem divulgar lucros na semana, de acordo com o FactSet. Seus resultados oferecerão informações sobre a saúde geral da economia, à medida que aumentam as demissões e os negócios se ajustam a taxas de juros mais altas e crescimento mais lento.

Lucros devem cair na temporada de resultados

Quinta-feira contará com um trio de gigantes da tecnologia. Espera-se que os resultados da Apple mostrem o desempenho do iPhone e de outros produtos durante a temporada de festas do fim de ano, enquanto a Amazon fornecerá informações sobre a saúde das compras online. A Alphabet, controladora do Google, jogará luz sobre o mercado de publicidade digital, depois dos números da Meta, controladora do Facebook, na quarta-feira, e da empresa de mídia social Snap, na terça-feira.

As empresas de tecnologia navegam numa economia em que o crescimento desacelerou. “Assim como vimos os clientes aumentarem seus gastos digitais durante a pandemia, agora os vemos reduzir esses gastos”, disse o presidente-executivo da Microsoft, Satya Nadella, na terça-feira, depois que a gigante do software registrou seu crescimento de vendas mais lento em mais de seis anos em seu último trimestre.

Os lucros devem cair na temporada de resultados do quarto trimestre, de acordo com o FactSet. O rastreador de dados disse que, com 29% das empresas do S&P 500 tendo reportado, os lucros estão a caminho de cair 5% no trimestre em relação ao ano anterior, com as empresas de tecnologia da informação e comunicações entre os principais contribuintes para o declínio dos lucros. A receita deve crescer 3,9%.

Demissões aumentaram

As demissões aumentaram além dos setores de tecnologia e mídia, à medida que a desaceleração dos gastos enfraquece os lucros em outras partes da economia.

O McDonald’s disse ao “The Wall Street Journal” no início deste mês que tomaria decisões “difíceis” em termos de níveis de pessoal”. A gigante do hambúrguer, que tinha cerca de 200 mil funcionários em tempo integral até o final de 2021, divulga seus resultados na terça-feira.

A Starbucks, com resultados na quinta-feira, detalhará seu desempenho depois de atingir um recorde de vendas no trimestre encerrado em 2 de outubro, enquanto os planos de investimento multimilionário em novos equipamentos para cafés e salários mais altos reduziram seus lucros.

Os resultados da empresa de salgadinhos Mondelez International, que serão divulgados na terça-feira, e da fabricante de chocolates Hershey, na quinta-feira, mostrarão se os consumidores hesitaram diante do aumento dos custos de salgadinhos e doces.

Possíveis flutuações nos gastos do consumidor no mercado global de beleza, que não mostra sinais de arrefecimento, serão vistas nos resultados da empresa de cosméticos Estée Lauder, que serão divulgados na quinta-feira.

Outros setores

No setor de saúde, os ganhos da Pfizer, programados para terça-feira, devem fornecer uma visão mais ampla da demanda por vacinas contra covid-19 em meio a um aumento nos casos da subvariante XBB.1.5. As empresas farmacêuticas Merck e Eli Lilly também devem divulgar seus relatórios na quinta-feira.

Os resultados da General Motors e da Ford Motor, previstos para terça e quinta-feira, respectivamente, oferecerão uma visão do estado atual do mercado automotivo e fornecerão uma atualização sobre seus planos de veículos elétricos. Na quarta-feira passada, Elon Musk disse que a demanda pelos veículos elétricos da Tesla “será boa, apesar de provavelmente uma contração no mercado automotivo como um todo”.

Outras empresas importantes que devem divulgar seus ganhos trimestrais incluem a empresa de entrega United Parcel Service na terça-feira, a T-Mobile US e a fabricante de tabaco Altria Group na quarta-feira. A varejista de calçados Skechers USA e a produtora de petróleo ConocoPhillips publicam os números na quinta-feira.