CPA-10 vai deixar de existir? Entenda as novas certificações da Anbima e como escolher a melhor para a sua carreira

CPA-10 deixa de existir e dá lugar para outras certificações

As certificações CPA-10, CPA-20 e CEA vão deixar de existir em janeiro de 2026. A informação é da Anbima.

Assim, a instituição confirmou recentemente quais serão as novas certificações à disposição dos interessados.

“Janeiro de 2026: CPA-10, CPA-20 e CEA deixam de existir, dando espaço para novas certificações. Profissionais que ainda não tiverem uma certificação Anbima, precisarão fazer o exame para a CPA antes de se inscreverem para a C-Pro I ou a C-Pro R”, disse a entidade em comunicado postado em seu site.

Assim, C-Pro I e C-Pro R são duas das novas certificações.

Então, elas querem dizer, respectivamente: Certificado Profissional Anbima de Investimento e Certificado Profissional Anbima de Relacionamento.

Então, há ainda o CPA. Ele é o Certificado Profissional Anbima.

Assim, em dezembro deste ano será divulgado o plano de transição para quem já possui certificação.

“Neste momento, serão divulgados os critérios para se ter a CPA, C-Pro I ou C -Pro R. Não será preciso pagar um novo exame ou fazer uma nova prova”, conclui o comunicado.

Certificação: como escolher a melhor?

Dessa forma, a Anbima ainda divulgou características de cada uma das três novas certificações para ajudar o profissional a escolher a que melhor lhe atende.

Então, as características são as seguintes:

CPA (Certificação Profissional Anbima)

Essa é a escolha que deve ser encarada como ponto de partida para quem inicia carreira na área de distribuição de produtos de investimento. “É ideal para pessoas que buscam uma compreensão básica sobre os tipos de investimentos disponíveis e outros produtos do mercado financeiro”, afirma a instituição.

C-Pro I

Dessa forma, é a certificação para profissionais com perfil mais técnico. “As pessoas com essa certificação devem ter uma visão técnica detalhada, essencial para o assessoramento em investimentos dos profissionais CPA e C-Pro R”, diz a Anbima.

Para obter essa certificação é preciso ter obrigatoriamente a CPA.

C-Pro R

Então, essa certificação é voltada para profissionais com perfil comercial. “Com essa certificação, a pessoa estará apta a compreender profundamente as necessidades do cliente’, informa. É também mandatário ter a certificação CPA.

Leia a seguir

Leia a seguir