Fechar
Copom vai diminuir a Selic em agosto? Veja as expectativas sobre o Banco Central
Entenda quais são as expectativas para a taxa Selic
Na live “Papo Inteligente”, nesta segunda-feira (24), a jornalista Mara Luquet e o analista político e diretor de Análise Digital do JOTA, Iago Bolívar, falaram das expectativas em torno do início da queda da taxa de juro Selic a partir de agosto.
Luquet e Bolívar explicaram que todas as indicações apontam que, efetivamente, agora, a taxa de juro Selic vai cair em agosto. Para eles, só não se sabe se será 0,25% ou 0,5%.
Segundo o analista político, é importante para o governo Lula aumentar a popularidade e o alcance dos atuais programa, como o Desenrola, para assim, conseguir validar com mais força a agenda do governo junto ao Congresso. Para isso, a redução da inflação pode fazer a diferença e a redução da taxa de juros também.
Na opinião de Bolívar e Mara Luquet, o Conselho Monetário Nacional, onde o governo tem maioria, se quisesse, poderia mudar a meta da inflação. Mas, manteve a meta, indicando o comprometimento do governo na manutenção das regras.
Ao mesmo tempo, há os sinais preocupantes de desaceleração da economia. “E um dos motivos, sem dúvida, são os juros altos que estão estrangulando a economia”, diz Bolívar.
Analistas já divulgaram que a suposta queda da Selic ganha força com a melhora da inflação corrente, do moderado crescimento da atividade econômica e dos sinais de desaceleração no mercado de trabalho.
Promovida pela Inteligência Financeira, veja a live “Papo Inteligente” completa aqui.
Leia a seguir